Os clientes mudam, o mercado muda. O varejo vem sofrendo alterações para manter a atenção dos clientes diante das amplas possibilidades que a tecnologia proporciona. Considerando que 27% dos brasileiros já compraram online e a satisfação atinge 92% desses clientes, o varejo vem constantemente reinventando-se para manter seu espaço.

De acordo com o livro Varejo 2.0 é imprescindível gerar oportunidade para que a empresa seja encontrada. Com a visibilidade e um ambiente confortável que priorize o comprador uma excelente experiência pode surgir: sem complicações, sem muitos registros ou muitos cliques.

Nesse caminho o ideal é desenvolver uma sinergia entre as lojas física e virtual, proporcionando experiências complementares. É preciso ter em mente que o consumidor visualiza a marca como uma unidade e os diferentes canais de contato fazem parte da conquista do cliente. O objetivo deve ser vender uma sensação, algo que gere o desejo de ser vivenciado mais vezes.

“É crucial que os canais se alimentem, ‘conversem’ e ampliem o alcance das marcas e empresas. O bom uso dos diversos canais pode não só estreitar relações como torná-las mais frequentes. O seu consumidor hoje pode não ser mais fiel como antigamente, mas com certeza um bom relacionamento gera lealdade, e lealdade hoje significa, no mínimo, 1 like no Facebook de outras 300 pessoas”.  Varejo 2.0

O Senac traz algumas das soluções apresentadas por grandes varejistas na Retail Big Show. Através desses exemplos você pode encontrar inspirações para envolver e atender os anseios dos seus clientes:

  • Banana Republic e Gap: Reservar a roupa online e buscar na loja física;
  • Galerias Lafayete: Plano de viagem dentro da loja;
  • House of Fraser: Aplicativo oferece informações sobre as roupas dos manequins;
  • Modiface: Recomendações de maquiagem e cuidados com a pele;
  • Mercadinhos São Luiz – CE: Promove curso de culinária aos clientes;
  • GU: Permite aos clientes usarem as roupas por um dia antes de pagarem;
  • T-Mobile: Disponibiliza aos clientes um teste do produto por sete dias.

Inspirado com as inovações apresentadas? Consegue imaginar soluções desse tipo para o seu negócio? Procure o programa Senac Varejo. Através dele os gestores e colaboradores do mercado varejista tem a possibilidade de aperfeiçoar suas práticas diárias por meio da implementação de ferramentas de gestão aplicáveis ao seu negócio.

O programa pretende atender às necessidades de aprimoramento e desenvolvimento profissional, no intuito de proporcionar condições mais efetivas para obtenção de melhores resultados organizacionais, na satisfação das necessidades dos clientes e ainda contribuindo para uma gestão estratégica de seus recursos, quer sejam eles materiais, financeiros ou humanos.

Gostou das sugestões? Então compartilhe essas ideias! ;-)

Publicações Relacionadas