Uma coisa é certa, 2020 chegou muito antes do previsto! Este era o ano representado nos filmes futuristas e na nossa imaginação como o auge da tecnologia. Não podemos negar que muitas inovações tecnológicas surpreendentes já chegaram no mercado e é até difícil enxergarmos o mundo sem elas, mas muitas outras tão esperadas infelizmente não saíram das telas do cinema. Quem sabe nos próximos anos os clássicos que fizeram parte da nossa imaginação finalmente se tornem realidade! 

3 tecnologias para 2020 que ainda não se tornaram realidade: 

Carros voadores

Aqueles que tentavam imaginar o mundo em 2020 logo tinham como hipótese os carros voadores. Tanto pela forte tendência de encontrá-lo no cinema, quanto pela falta de mobilidade das cidades, que parecia ter os dias contados em um futuro que previa tantas tecnologias. Talvez essa inovação ainda apareça na nossa imaginação quando enfrentamos o trânsito diário, mas ainda está longe de ser uma realidade nas ruas. 

Em 2008 uma empresa holandesa, a PAL-V Europe NV, chegou a patentear uma versão de veículo voador. Esteticamente a tecnologia era bem similar a um helicóptero, além de apresentar um custo elevado para ser comercializada popularmente, o que acabou não se tornando real para os sonhadores. Mas certamente continuaremos aguardando!

Skate voador

O filme futurista De volta para o futuro foi uma febre para a geração dos anos 80 e todas as posteriores. E quem assistiu guardou na memória o skate voador que o personagem Marty McFly utilizava para se locomover na cidade. Sem dúvida essa foi uma das inovações tecnológicas que muitos esperavam já ter se tornado real em 2020, principalmente pela similaridade com o carro voador. 

Em 2015 a montadora japonesa Lexus apresentou um protótipo de hoverboard flutuante que prometia aos fãs tirar o famoso skate voador do papel. Mas além de ter um custo elevado, para o seu funcionamento era preciso também uma pista magnética, já que a tecnologia era baseada em ímãs, o que praticamente impossibilitou o seu uso. Outro ponto é que o hoverboard só alcançava uma altura mínima para não ter atrito com o chão. Então, mais uma vez, teremos que deixar essa aventura para os filmes!

Hologramas robotizados

Quando se falava em 2020, lá no ínicio do século, era comum imaginar espaços totalmente tecnológicos, onde poderíamos fazer reuniões com hologramas de qualquer lugar. É certo que hoje já temos diversas possibilidades que envolvem a realidade virtual, e até alguns ensaios de hologramas, mas a imagem que tínhamos dela era totalmente outra. Para se ter uma ideia, é só pensar no filme Eu, robô, que mostra o detetive Del Spooner se comunicando por meio de um dispositivo que retrata a imagem virtual da outra pessoa com hologramas. Embora já tenhamos alcançado inovações tecnológicas que jamais imaginaríamos, certamente essa ainda não está presente em nosso dia a dia.

No entanto…

Os carros e skates voadores, assim como os hologramas robotizados, podem não ter se tornado reais como nos famosos filmes, mas conquistamos outras inovações bastante impressionantes! Por acaso, lá em 2010 você imaginava que seria possível produzir um órgão com uma impressora 3D? Certamente era uma ideia um tanto abstrata, mas que já não é mais ficção científica! Assim como os carros elétricos, bancos digitais e criptomoedas já se tornaram reais. Por isso, algumas daquelas ideias que apareceram tanto nos filmes futuristas e que nos fizeram sonhar, podemos deixar tranquilamente para os próximos anos!

Se você tem interesse em inovações tecnológicas, saiba que essa é uma área promissora e em constante evolução. Por isso, o Senac oferece cursos de graduação em Gestão da Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas que podem ajudar você a entender melhor o universo da tecnologia da informação e a ampliar as possibilidades de onde pode atuar nessa área. Visite o nosso site para conhecer um pouco mais de cada carreira!

Publicações Relacionadas