Vantagens do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico
O ensino médio é uma etapa fundamental na formação acadêmica e profissional dos jovens. Nos últimos anos, o modelo de ensino médio integrado...
Você tem medo de falar em público? Caso sim, saiba que isso não acontece só com você. Esse receio, que afeta milhões de pessoas no mundo todo, tem até nome: glossofobia.
Com origem grega, a palavra ‘glossa’ significa língua, e ‘fobia’ representa angústia, pânico ou repulsa diante de algo considerado usual. Desse modo, o medo provoca diversas consequências em quem precisa lidar com a preocupação no dia a dia.
Para esclarecer, um estudo realizado em 2015 pelo jornal britânico Sunday Times, mostrou que 41%, das 3 mil pessoas entrevistadas, acreditam que o medo de falar em público é maior que o medo de problemas financeiros, de doenças e até mesmo da morte. Os sintomas da glossofobia não são diferentes e se manifestam ao agir ou pensar sobre essa situação, sendo eles:
Mas não se preocupe, pois nós temos uma boa notícia! No artigo de hoje, vamos abordar algumas dicas para lidar com esse temor de falar na frente de outras pessoas, afinal, essa situação inevitavelmente vai acontecer ao longo das nossas vidas, seja apresentando um trabalho na faculdade ou em reuniões profissionais.
Para isso, antes de mais nada, precisamos desmistificar alguns aspectos da palavra medo, pois estamos acostumados e encará-la sempre como algo negativo, um sentimento ruim. Mas na verdade, o medo muitas vezes é um sentimento que nos protege. Imagine se você não tivesse medo de atravessar a rua sem olhar para os lados? Você iria correr sérios riscos de ser atropelado por um carro, não é mesmo?!
Nesse sentido, a glossofobia pode ser uma proteção da sua mente para evitar que você passe por alguma situação de constrangimento. A partir desse entendimento, o próximo passo é compreender o que pode causar esse tipo de situação. A causa mais comum é a falta de domínio do que se está apresentando, o que nos leva à primeira dica:
Quando você vai para uma reunião ou apresentação sem ter conhecimento em relação ao conteúdo que irá abordar, aumentam as chances de você ficar nervoso e dar branco – aquela sensação de esquecer momentaneamente de algo que você sabe ou decorou.
Portanto, estude bem o assunto que você vai apresentar. Quanto maior for a sua preparação, menor será o seu medo de falar em público, pois você domina o conteúdo e, mesmo que algo dê errado, você terá as informações necessárias para contornar a situação.
Já ouviu aquela frase “corpo são, mente sã”? O relaxamento do corpo é muito importante para evitar a tensão que o organismo produz em situações de medo, como no caso da glossofobia.
Tente controlar a sua respiração, diminuir a frequência cardíaca e a tensão muscular antes da apresentação, por exemplo. Se você for adepto à meditação, ela pode ser muito útil nesse momento
Nós somos o que acreditamos. Se você alimenta uma crença limitante de que apresentar em público é algo ruim e que você não é bom nisso, sua mente vai acreditar e deixar você cada vez mais inseguro diante desse tipo de situação. Ou seja, evite pensamentos negativos sobre essa experiência e encare como uma oportunidade de crescimento. Lembre-se que não existe crescimento na zona de conforto, assim como não existe conforto na zona de crescimento.
Conforme explicado no início desse artigo, o medo pode ser uma proteção da nossa mente em relação a uma situação de constrangimento, que pode vir de um julgamento ou uma opinião de terceiros – nesse caso, quem está assistindo.
Evite pensar que as pessoas estão ali para criticar ou avaliar o seu desempenho. Pense que, se você está nessa posição de apresentador, é porquê conquistou esse espaço e está ali para contribuir, para ajudar as pessoas que estão lhe ouvindo em algo que você é bom ou tem conhecimento. Como resultado, isso lhe dará mais confiança!
A prática leva à perfeição. Quanto mais apresentações você fizer, menor será o seu medo em apresentações futuras. Em primeiro lugar, busque oportunidades para falar em público. Na faculdade, peça para apresentar os trabalhos. Na empresa, faça questão de apresentar reuniões.
Se preferir, comece por plateias “menos exigentes”, como amigos ou pessoas próximas. Da mesma forma, simule apresentações em casa. A cada discurso você melhora suas habilidades de orador e vai aprendendo com as experiências anteriores, tanto as positivas quanto as negativas.
O ensino médio é uma etapa fundamental na formação acadêmica e profissional dos jovens. Nos últimos anos, o modelo de ensino médio integrado...
Nos últimos anos, fazer um curso tecnólogo tem ganhado destaque no cenário educacional brasileiro. Mas, afinal, o que são cursos tecnólogos e como...
Nos últimos anos, o conceito de blended learning (ou ensino híbrido) ganhou destaque no ambiente corporativo, transformando a forma como as empresas treinam...
Novo Post!