Você pode ser quem você quiser e estar onde deseja, desde que trabalhe muito para isso. Esse é um dos principais ensinamentos de Sophia Amoruso, fundadora do Nasty Gal, e-commerce de moda mundialmente conhecido pelo estilo das roupas e acessórios que vende.

Antes de criar sua própria empresa, Sophia deixou a casa dos pais, abandonou os estudos, chegou até a furtar lojas e a rodar os Estados Unidos de carona. Mas, depois de descobrir que tinha uma hérnia, resolveu procurar um emprego que a ajudasse a ter acesso a pelo menos o seguro-saúde.

Conseguiu uma vaga na recepção de uma escola de artes e como tinha muito tempo livre, teve a ideia de criar uma conta no eBay e vender roupas vintage – algo entendia muito bem, já que sempre gostou de brechós. O nome da loja, Nasty Gal, foi inspirado no disco homônimo da cantora Betty Davis, lançado nos anos 1970 e foi aí que a aventura no mundo empreendedor começou.

Sophia garimpava roupas e acessórios de grandes marcas em brechós, pagava em média de 10 a 15 dólares por peça e chegava a ganhar mais de 650 dólares com os leilões no eBay. Cada item vendido era a motivação que ela precisava para continuar procurando por roupas, tirando fotos cada vez melhores e escrevendo descrições mais criativas.

Aprendi na marra que roubar e não trabalhar duro não é uma boa maneira de viver.

Foi o que deu o pontapé inicial, mas de uma forma mal direcionada. Não me orgulho do que fiz, mas foi importante para a minha formação. Quebrei um monte de regras, mas também cresci e transformei em experiências positivas“, disse em entrevista para a Revista Época.

Sempre atenta às redes sociais e levando em consideração a opinião das clientes, a “cinderela da web” multiplicou as vendas e, em 2012, o e-commerce vendeu US$ 100 milhões. Agora a Nasty Gal possui duas lojas físicas e Sophia Amoruso escreveu dois livros: Nasty Galaxy e #Girlboss.

Em #Girlboss a empresária conta um pouco de sua trajetória e como construiu a Nasty Gal. Ela também dá dicas para as mulheres que desejam ter seus próprios negócios ou assumir posições de liderança. No livro, os conselhos de Sophia são baseados em suas experiências pessoais e profissionais e, ao mesmo tempo em que acaba sendo um “autoajuda”, também serve como um guia de negócios.

10 conselhos de Girlboss:

1 – Sonhe grande, comece pequeno.

2 – Duas técnicas para administrar um negócio bem-sucedido: identifique o público-alvo e saiba como fazer marketing de graça.

3 – São as pequenas coisas, os pequenos detalhes e cuidados que podem estimular ou acabar com um negócio.

4 – Em tudo o que fizer, você não vai se destacar se não pensar grande e não tiver ideias que sejam verdadeiramente singulares.

5 – Autoconfiança profunda e inabalável persiste mesmo quando as coisas não estão bem.

6 – Eu sempre soube que a Nasty Gal Vintage era mais do que só vender coisas. Na verdade, estávamos ajudando as meninas a montar um visual e a se sentirem ótimas antes de saírem de casa.

7 – Uma #GIRLBOSS é alguém que é responsável pela própria vida. Ela consegue o que quer porque trabalha para isso.

8 – Abandone qualquer coisa da sua vida e dos seus hábitos que possa estar prendendo você. Aprenda a criar suas próprias oportunidades. Saiba que não existe linha de chegada.

No dia 21 de abril a Netflix lançará uma série inspirada no livro. Também chamada Girlboss, ela contará a história de Sophia Amoruso e como ela conseguiu mudar sua vida e inspirar a muitas outras mulheres que desejam ter sucesso em sua carreira profissional. Assista ao trailer:

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