Você já pensou em fazer harmonização de cerveja? As cervejas artesanais estão cada vez mais valorizadas, e por ser uma bebida com vários sabores, do amargo ao suave, ela possibilita inúmeras combinações de pratos, inclusive podendo ser harmonizada com sobremesas.

Mas, o que é harmonização?

Assim como as famosas harmonizações de vinho, a gastronomia também se relaciona e pode ser combinada  os mais variados tipos de cervejas, para a felicidade dos admiradores da bebida. Pensando na melhor experiência gastronômica ao degustar um prato, a harmonização une elementos que tenham sintonia e criem uma experiência mais enriquecedora do que se fossem consumidos de forma separada. 

O autor do livro “A Mesa do Mestre Cervejeiro”, Garrett Oliver, um dos pioneiros em difundir a arte de harmonizar com cerveja, já declarou que a bebida é capaz de transformar cada refeição em uma experiência gustativa memorável.

Como funciona?

Aromas e sabores são muito diversificados, portanto, combiná-los é um exercício de imaginação, tentativas e degustações. Os tipos de harmonização, por semelhança e contraste, servem justamente para nortear a pessoa a combinar a cerveja e a comida da melhor maneira possível, proporcionando uma experiência palatável agradável e rica em sabores. 

Para definir os ingredientes que melhor harmonizam entre si e com a bebida, é necessário conhecer as características de cada tipo de cerveja e com quais sabores seus ingredientes não vão conflitar ao degustar juntos. Nesse momento, é importante observar o uso de gordura, temperos e texturas nos preparos para, a partir disso, avaliar as cervejas que proporcionam uma melhor harmonização. 
Veja abaixo algumas das combinações de pratos possíveis com os diferentes  tipos de cerveja. 

Harmonização por semelhança

Nesse tipo de harmonização, os elementos da cerveja são parecidos ou iguais aos do prato. Eles podem ser percebidos a partir de diversas características da cerveja, como doçura, acidez, tostados, frutados, herbais e  condimentos. Normalmente criam uma boa combinação justamente por serem semelhantes.

Harmonização por contraste

Essa harmonização gera efeitos de incremento de sabores, descobrindo o que há no prato e que não há na cerveja, e vice-versa. Um bom exemplo é o doce harmonizando com uma cerveja mais amarga. A ideia é usar elementos opostos que constroem sabores complementares que proporcionam uma experiência gustativa especial.

Dicas de cervejas e combinações para harmonizar

Weiss

A Weizen ou Weiss, cerveja de trigo, é de alta fermentação. Ela tem aromas e sabores frutados, que lembram banana, e levemente condimentados, como cravo. Cai bem no paladar com saladas leves, frutos do mar e queijos suaves. Mas, também pode combinar com comidas bem apimentadas e temperadas.

IPA

Devido ao seu amargor, é ótima para ser harmonizada com alimentos mais gordurosos, como carnes vermelhas. Experimente também combiná-la com pizzas, hambúrgueres, nachos, pimentões recheados e salmão.

Pilsen

Para esse tipo de cerveja você pode combinar pratos mais leves porque comidas com muito tempero podem inibir o sabor da bebida. Petiscos como nozes, castanhas, amêndoas e amendoins são uma boa pedida!

Porter

Esta cerveja combina com vários alimentos, como doces, carnes e petiscos. Você também pode apostar em queijos com sabores fortes, como o parmesão e o gorgonzola. Sobremesa? Dá também! Aposte nos chocolates e em frutas vermelhas e secas.

Agora é só aproveitar as dicas, testar a criatividade e o paladar para descobrir inúmeras possibilidades! Se você quer ser um expert em construir sabores e poder harmonizar com as bebidas mais adequadas, o Senac SC está com inscrições abertas para o curso de Gastronomia no Vestibular 2020! Não perca essa chance!

Publicações Relacionadas