Quando você pensa em sommelier, o que te vem à cabeça? Alguns podem, a princípio, achar que o sommelier apenas é um especialista...
Gastronomia catarinense fortalece a economia local4 min read
Todos ficam felizes com uma boa comida, não é mesmo? O estado de Santa Catarina é conhecido por suas belezas naturais, mas também por suas vivências gastronômicas. A gastronomia catarinense é um grande potencial turístico que vem sendo explorado pelas cidades, sendo ótima aliada no fortalecimento da economia.
Florianópolis, por exemplo, foi a primeira cidade brasileira a participar da Rede Mundial de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na categoria Gastronomia, em 2014.
Esse título reconhece e apoia a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento socioeconômico, gera mais visibilidade e ajuda a impulsionar o setor gastronômico local, o que contribui para o desenvolvimento cultural e econômico da região.
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o segmento de bares e restaurantes cresce, em média, 10% ao ano, gerando cerca de 450 mil novas vagas de emprego anualmente. Esses números atraem pessoas dispostas a agregar valor à área gastronômica e também aos que desejam se especializar no setor. Por isso, além de ser um indicador para a economia local, é também uma grande oportunidade para atrair mais público e eventos gastronômicos ao estado.
Eventos gastronômicos
Os festivais gastronômicos são importantíssimos na divulgação da gastronomia local e regional, além de fortalecer a economia de onde estão inseridos. Esses eventos costumam ser voltados à identidade cultural de cada região com uma culinária diversificada, que acaba trazendo destaque para a gastronomia catarinense.
Fenaostra
A Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra), acontece anualmente em Florianópolis, e é o evento mais tradicional da cultura catarinense, reunindo atrações gastronômicas, culturais e folclóricas.
Festival Brasil Sabor
O Festival Brasil Sabor organizado pela Abrasel e realizado em várias regiões e cidades do país, realizou esse ano a sua 14ª edição. O evento busca valorizar a gastronomia brasileira. Cada participante realiza suas receitas utilizando técnicas de preparo e ingredientes locais.
Festival Gastronômico do Oeste
O 1º Festival Gastronômico do Oeste, realizado em 2015, teve apoio do Senac Chapecó, por meio do Projeto de Fortalecimento de Bares e Restaurantes da Região Oeste de Santa Catarina, com o intuito de fortalecer a gastronomia regional e promover a valorização das potencialidades e talentos locais.
Festival de Pomerode
Pomerode, que é conhecida como “A cidade mais Alemã do Brasil”, realizou esse ano a sua 15ª edição do Festival Gastronômico de Pomerode. Para o evento, decidiu-se resgatar a culinária germânica, com o tema Viajando Pelos Sabores da Alemanha, com pratos típicos e drinks inspirados em diferentes regiões da Alemanha.
Observatório da Gastronomia
O Observatório da Gastronomia é uma plataforma online, que tem por objetivo mapear e compartilhar informações e material referente à cadeia produtiva da gastronomia catarinense. Ele está ligado ao título Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, assim, respeita em suas ações as dimensões da sustentabilidade, resiliência, inclusão e segurança alimentar, em acordo com os objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Gastronomia como profissão
A expansão do setor gastronômico contribui para que mais pessoas busquem formação e especialização na área, por meio de cursos de aperfeiçoamento profissional, técnicos e superiores.
A paixão pelo mundo da Gastronomia tem crescido muito nos últimos anos, se antes era vista apenas como consumo, agora, passa a ser cada vez mais valorizada também como profissão. Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que brasileiros gastam, em média, 25% da sua renda em refeições fora do lar, um dos motivos para que a busca pelo setor gastronômico seja cada vez maior e as oportunidades chamem a atenção de empreendedores e chefs de cozinha.
Além disso, a profissão ganhou muita notoriedade, como em inúmeros programas de televisão, reality show e livros relacionados à gastronomia. Nesse contexto, e com eventos que atraem inúmeras pessoas, houve uma busca por qualificação e as instituições passaram a investir em cursos do setor gastronômico.
O Senac SC é uma das instituições que oferecem cursos na área da Gastronomia nos mais diferentes níveis de ensino. Além dos cursos, estimula o setor atuando na realização de eventos e projetos para a consolidação da identidade cultural e gastronômica de Santa Catarina.
E aí, você tem interesse em se profissionalizar no setor gastronômico? O que acha de aprender ou aprimorar seus dotes culinários com a gente? Veja algumas das nossas opções.
Publicações Relacionadas
Fazer fermentação natural em casa pode parecer um processo complicado, mas com um pouco de paciência e prática, você pode criar seu próprio...
Desafios na gestão de restaurante
O mercado da gastronomia é dinâmico e traz consigo alguns desafios que outras áreas não têm. A gestão de restaurante exige habilidades como...