Você é uma daquelas pessoas que, quando chega na casa dos avós, vai atrás de retratos, acessórios e outros itens de época? Se a sua resposta foi sim, com certeza você já reparou na evolução das roupas ao longo dos anos, certo?! Continue a leitura e saiba tudo sobre fotografia de moda, uma excelente pedida para viajar no tempo sem sair do sofá.

O início da fotografia de moda

Até meados de 1900, os catálogos e revistas fashion utilizavam somente ilustrações para comercializar seus produtos.

Moda vintage em jornal de 1897, França.

Com o desenvolvimento da fotografia, Edward Steichen e Adolf de Meyer criaram a primeira foto para e revista de moda mais renomada do mundo, a Vogue. O estilo único de Meyer transformou a fotografia em um instrumento conceitual e artístico, através de fotos nítidas no centro e desfocadas nas laterais. Sua intenção, portanto, era transmitir a sensação de fantasia, exibindo a delicadeza e o encantamento da mulher.

Em 1930, uma outra vertente fotográfica surgiu. Martin Munkácsi foi pioneiro em produzir fotografias de moda ao ar livre, mostrando mulheres em situações espontâneas e rotineiras. Enquanto isso, no mesmo período, o norte-americano Man Ray passou a utilizar técnicas pautadas no dadaísmo e surrealismo. Suas produções eram simples, dando ênfase aos movimentos do corpo e das roupas.

Evolução

Ao transitar no âmbito da arte e cultura, a moda se tornou um verdadeiro reflexo da sociedade. O rockabilly, por exemplo, é uma vertente do rock n’ roll que se popularizou na década de 50. Para aderir à moda, quatro itens eram indispensáveis no armário masculino: jaqueta de couro, camiseta branca, suspensório e calça jeans. Para as mulheres, a aposta ficava por conta de roupas altas e com cintura marcada. Posteriormente, na década de 80, ocorre a valorização do corpo e das formas, despertando no público um desejo ainda mais intenso para o consumo.

Como resultado, os fotógrafos passaram a desenvolver campanhas específicas para cada cliente. David LaChapelle, por exemplo, é conhecido pela irreverência e ineditismo de suas composições fotográficas. Ao misturar elementos cômicos com glamour, seu trabalho estampou a capa de diversas publicações de moda e cultura popular, como a Vanity Fair e Rolling Stone. Além disso, empresas como a italiana Benetton, conhecida por suas roupas coloridas e criativas, não ficaram para trás. Ao representar em suas peças a diversidade étnica, a marca mostrou ao mundo que o consumo é algo acessível.

Atualidade

Já deu para perceber que tudo o que acontece na sociedade se reflete na forma de vestir e fotografar, não é mesmo?! A partir dos anos 90, a moda iniciou um processo de democratização e novos conceitos. Nos últimos 20 anos, o digital passou a fazer parte da rotina social. Como resultado, misturas e personalizações de looks que demonstram os múltiplos estilos da nossa época.

Um destaque para a moda genderless, caracterizada por peças neutras, versáteis e originais, sem o conceito de “roupa para homem” ou “roupa para mulher”. Essa proposta demonstra o comprometimento das marcas com seus ideais, livre de gêneros e rótulos.

Como se destacar na fotografia de moda?

Primeiramente, é fundamental estudar o passado, selecionando alguns fotógrafos como referência e inspiração. Também é importante conhecer as peculiaridades desse nicho, começando pelos principais tipos de fotografia de moda e suas técnicas.

  • Editorial: produção fotográfica com foco na venda de comportamentos, conceitos e personagens. Ou seja, seu objetivo é apresentar ao público uma narrativa, de forma dinâmica e criativa. Se uma marca desenvolveu novas peças para a coleção de verão tendo um parque de diversões como temática, por exemplo, o cenário, a ambientação e todos os elementos devem transmitir a mesma ideia.
  • Beleza: ao contrário do item anterior, seu objetivo é comercializar algum produto. Por isso, a iluminação, a composição e a pós-produção precisam estar em harmonia.
  • Fotojornalismo: completamente diferente dos demais, a atividade é realizada por um jornalista que registra e documenta o mundo da moda. Nesse cenário, acima de tudo, é essencial ter um olhar singular, que traduza em imagens a temática do evento de moda.
  • Comercial: nesse tipo de fotografia, o foco está no caimento da roupa no corpo e nas possibilidades de combinação. Ou seja, a atenção está voltada ao produto, e, por isso, se torna menos conceitual e mais prático.

Ufa! Depois de tantas informações é hora de colocar as mãos à obra. Uma dica é criar um portfólio, convidando amigos para participar das fotos e divulgar o seu trabalho. Além disso, também é importante investir em formação. E o melhor: você pode contar com o Senac/SC nesse momento. Acesse nosso portal e conheça os diversos cursos na área.

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