Já imaginou poder comer as flores que decoram seu prato? Sim, isso é possível! Na Tailândia, por exemplo, é algo muito popular. Quase todas as flores são comestíveis e, além de deixarem a refeição bonita e colorida, trazem refrescância ao paladar.

Amor-perfeito, Hibisco, Calêndula, Capuchinha, Flor de Coentro e Flor de Abobrinha são algumas das mais usadas na preparação dos pratos – que vão de canapés e saladas, a risotos e sobremesas. Elas combinam mais com receitas leves e frescas.
Lembrando que é preciso ter cuidado e escolher flores que não são cultivadas com o uso de agrotóxicos.

Quer experimentar?

O orientador do Curso de Gastronomia do Senac, Henrique Cortat, sugeriu uma receita de geleia de flores. Confira!

GELEIA DE FLORES

 Ingredientes

4 maçãs verdes picadas com semente e com casca

1,7L de água

1 colher de sobremesa de água de rosas

1 colher de sobremesa de água de flor de laranjeira

Suco de 1 limão

Pétalas de flores comestíveis a gosto

Açúcar cristal orgânico

Modo de preparo

– Em uma panela, acrescente as maçãs picadas e a água. Deixe ferver e cozinhar por 40 minutos. Depois de cozidas, amasse-as com um garfo e peneire a mistura sobre um pano fino. Deixe o suco escorrer sem apertar para não turvar o líquido.

– Assim que escorrer todo o líquido, meça sua quantidade. Para cada 600 ml de suco, adicione 350g de açúcar. Leve o suco com o açúcar, o suco de limão, a água de rosas e a água de flor de laranjeira para ferver em uma panela. Deixe a mistura apurar por cerca de 20 minutos e retire qualquer espuma que formar sobre o líquido.

– Teste o ponto da geleia: com uma colher, retire um pouco do líquido e coloque em um prato para esfriar. Mexa com a colher e verifique a consistência da geleia. Caso queira mais grossa, deixe apurar mais no fogo.

– Assim que estiver no ponto desejado, desligue o fogo e acrescente as pétalas das flores. Mexa para espalhar as pétalas na geleia e coloque dentre de recipientes esterilizados. Tampe ainda quente e sirva quando esfriar.

Publicações Relacionadas