Você provavelmente já ouviu falar de Feng Shui, não é? O Feng Shui é uma prática milenar de organização de ambientes originária da China. O ponto principal é que os móveis e a decoração organizados da maneira correta podem trazer boas energias, conforto e outras sensações positivas.

O Feng Shui, naturalmente, foi evoluindo e se adaptando com o passar dos anos. Primeiramente, aos novos hábitos da humanidade, e depois às novas tecnologias. Com isso, algumas noções tiveram grandes alterações, mas os princípios básicos seguiram sempre os mesmos.

Atualmente, três móveis são considerados os principais, conforme o estilo de vida atual: a cama, o sofá da sala de estar e a cadeira de trabalho. Posicionados da maneira correta, o sono, o descanso e a produtividade podem ser potencializados.

Quer entender um pouco mais sobre Feng Shui com dicas sobre esses três móveis? Siga lendo o nosso texto!

Produção cultural e design

Como posicionar a cama

Primeiramente, é importante deixar claro que o Feng Shui “atua” em duas frentes: a do conforto e das energias. A primeira é mais prática e se aplica a todos, enquanto a segunda pode encontrar alguns céticos. De qualquer forma, sempre se tira algo de positivo.

No Feng Shui, recomenda-se que a cama seja posicionada longe da porta de entrada do quarto. Isso evita barulhos externos e passa uma sensação de proteção na hora de dormir.

Outro ponto importante é que a cabeceira fique posicionada em uma parede sem janelas, para diminuir a incidência de luz. É recomendado também que a cama não fique em contato com uma parede de banheiro, por conta dos ruídos das tubulações.

Quando pensamos em energia, é interessante que os pés não fiquem em linha reta para a porta, pois isso traria alguma vulnerabilidade à pessoa.

O melhor lugar para o sofá

Assim como a cama, o sofá, segundo o Feng Shui, deve ser posicionado longe da porta de entrada. Dessa forma, o “lugar de poder” é estabelecido.

Considerando que a sala de estar é um local de convivência, se possível, deixar o sofá de frente para a porta é algo bastante convidativo. Porém, em vários apartamentos e casas isso acaba não sendo possível, então trata-se de uma prática secundária. O sofá virado de frente para a porta “abraça” os convidados já na entrada, e é um conforto também para os donos do ambiente.

Cadeira de trabalho

Isso vale para quem trabalha em casa, bem como para trabalhos presenciais em que haja alguma liberdade para posicionar a estação de trabalho.

Assim como nos dois casos anteriores, primeiramente, recomenda-se posicionar a cadeira distante da porta de entrada, na medida do possível. Por motivos de iluminação e energia, quando pensamos no Feng Shui, não se deve ficar de costas para paredes com grandes janelas, a não ser que haja uma cortina ou persiana para auxiliar.

Ficar de frente para a porta fortalece a sensação de “lugar de poder”, isto é, de que se está no controle da situação. Até por isso, em algumas salas de reuniões, a cadeira do membro principal fica em posição privilegiada, que enxerga a todos.

Obviamente, estas dicas não se aplicam a todo e qualquer ambiente, tendo em vista as particularidades. Isso vale para casas, escritórios e outros locais. Mesmo assim, o Feng Shui sobrevive como um norte para vários profissionais e é muito procurado por clientes.

Gostou do assunto e tem interesse em trabalhar com esse e tantos outros campos do design de interiores? Conheça os cursos do Senac SC, que te colocarão a sua carreira na direção certa!

Publicações Relacionadas