Quando você pensa em sommelier, o que te vem à cabeça? Alguns podem, a princípio, achar que o sommelier apenas é um especialista...
Farm to table: conheça o novo conceito da gastronomia2 min read
Farm to table significa ‘da fazenda para a mesa’. Essa prática trata-se de valorizar pequenos produtores, adquirindo alimentos e diversos insumos diretamente dos agricultores. Esse fluxo elimina o intermediário que faz a ponte entre o restaurante e quem planta a matéria-prima.
O impacto disso é positivo em todos os sentidos, porque permite que o restaurante tenha uma produção mais natural, orgânica, fresca e sazonal, com prazos e custos reduzidos. Para o produtor, a vantagem é que ele vende seus produtos diretamente ao cliente final, o que garante um lucro maior, além de valorizar seu produto.
Para os restaurantes fica a originalidade de criar pratos novos e mais ousados, de acordo com as produções a época, que possibilita criações mais saborosas graças aos produtos escolhidos, mais coloridos. Além disso, o conceito farm to table traz benefícios ecológicos, visto que os produtos são naturais e orgânicos, ou seja, não utilizam agrotóxicos e não prejudicam o meio ambiente. Outro fator positivo ao ambiente é que, pela cadeia de distribuição ser enxuta, a emissão de gases poluentes diminui.
A cultura farm to table é muito forte nos continentes europeu e norte americano, mas no Brasil essa prática ainda é uma novidade. Nosso país possui algumas ressalvas quanto à prática pois, devido à sua extensão territorial, produtores encontram dificuldades em entregar seus produtos em grandes centros. A comercialização também sofre influência, devido à burocracia para comprovação do cultivo orgânico e da qualidade dos alimentos.
E para implantar o farm to table em seu negócio, separamos algumas dicas:
1) Feirinhas
Procure pequenas feiras de rua, pois nesses locais geralmente existem produtores rurais vendendo seus produtos. Através deles é possível estabelecer um contato mais próximo e firmar parcerias.
2) Área rural
Explore as áreas rurais da sua cidade e arredores. Nessas regiões é comum encontrar pessoas que trabalham com o ramo alimentício e vendem seus produtos in natura.
3) Alimentos orgânicos e naturais
Atenção na hora de comprar produtos desse tipo. Procure conhecer bem a plantação do alimento para ter a certeza de que está adquirindo um produto de qualidade e condizente com o que você busca.
4) Cardápio
Pense seu cardápio de forma sazonal, assim você pode economizar na hora de comprar produtos na época correta de maturação. Além da vantagem financeira, ingredientes frescos proporcionam mais sabor à mesa.
Lembre-se de incentivar o comércio local da sua cidade! Isso trará mais retornos para seu negócio. E você gosta de gastronomia? Conheça os cursos dessa área que o Senac SC oferece: http://senac.sc/8KxY0j
Publicações Relacionadas
Fazer fermentação natural em casa pode parecer um processo complicado, mas com um pouco de paciência e prática, você pode criar seu próprio...
Desafios na gestão de restaurante
O mercado da gastronomia é dinâmico e traz consigo alguns desafios que outras áreas não têm. A gestão de restaurante exige habilidades como...