Você já pensou na possibilidade de as lojas virtuais substituírem as lojas físicas? Mesmo com uma grande diversidade de pessoas adeptas ao e-commerce, especialistas em varejo afirmam que as compras nas lojas, com o auxílio de um vendedor, continuarão firmes. Mas para atrair o consumidor, é necessário investir na experiência de compra. No congresso da Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo que faz parte da programação da Missão Técnica New York realizada pelo Senac, esse foi um dos assuntos abordados.

De acordo com os palestrantes, a mudança de comportamento do consumidor pode representar uma oportunidade única para os gestores do varejo, a partir do reposicionamento da loja física como um centro de convivência, atendendo as preferências dos diferentes públicos. Os consumidores, especialmente as mulheres, querem ter um envolvimento emocional com as marcas, mais do que simplesmente efetuar transações comerciais.

As grandes marcas utilizam de várias ferramentas para proporcionar uma experiência de compra marcante aos seus clientes. Veja três exemplos de lojas que explicaram as suas estratégias durante as visitas técnicas da Missão Técnica New York 2015.

Apple

A loja é um atrativo por sua arquitetura arrojada e por sua dinâmica de atendimento. A recepção ocorre por um vendedor literalmente apaixonado pelo produto que está vendendo. O sorriso nos lábios e a energia do olhar impulsionam qualquer cliente a comprar, mesmo que esteja em dúvida.  No interior da loja, em um único ambiente aberto e espaçoso, estão dispostas bancadas que expõem os produtos à venda, para que o cliente, ou simplesmente um visitante, possa experimentar os produtos, sempre com a ajuda de um colaborador que conhece como ninguém cada um dos equipamentos.

Caso o consumidor opte pela compra, o mesmo vendedor que o recebeu utiliza o seu smartphone para consultar os estoques, emitir nota de compra, receber pagamento via cartão de crédito/débito e lançar nota fiscal para a retirada do produto. Em um espaço adjacente, o cliente pode habilitar seus equipamentos, receber assistência técnica e tirar dúvidas quanto à utilização. Tudo muito rápido e eficiente.

Bloomingdales

Atualmente, os esforços da rede Bloomingdales estão direcionados para proporcionar a seus clientes uma experiência de compra perfeita por meio da convergência plena de canais. A loja localizada no Stanford Shopping Center, em Palo Alto, Califórnia, que tem a linha completa de produtos vendidos nas lojas-conceito, congrega todas as mais recentes tecnologias e serviços disponíveis no mercado e representa o modelo Bloomingdales do futuro: lojas de departamento de luxo menores.

A partir do uso da tecnologia, a rede disponibiliza uma variedade maior de produtos em todos os seus canais de compra. São oferecidas as facilidades da tecnologia sem, no entanto, prejudicar o contato humano.

Entre as novidades tecnológicas, estão:

– Smart fitting rooms: provadores inteligentes em que estão disponíveis iPads, por meio dos quais o cliente pode pesquisar informações sobre o produto, catálogo de cores e tamanhos disponíveis, além de enviar mensagens ao vendedor para que traga outras peças ao provador. Esses provadores também possuem espelhos com recursos touchscreen, que possibilitam ao cliente observar a peça com diferentes intensidades de luz.

– Tablets que possibilitam ao cliente explorar produtos oferecidos em outras lojas da rede e compartilhar fotos com amigos ou vendedores.

– Vendedores com seus próprios dispositivos móveis, que permitem começar e terminar a transação, sem passagem por caixas registradoras. Esses dispositivos possibilitam também o envio de mensagens ou telefonemas aos clientes.

Ralph Lauren

Entrar em uma loja Ralph Lauren é mergulhar em um mundo sofisticado, com apelo extremo aos detalhes e harmonização do ambiente. Os cinco sentidos dos clientes são despertados, proporcionando uma experiência de compra marcante. Os detalhes iniciam nos aromas, relacionados às estações do ano, e nas caracterizações dos ambientes – grandes vasos com flores naturais (trocadas diariamente) – que proporcionam uma sensação inigualável.

Cada espaço é planejado e desenvolvido para integrar as peças de vestuário aos seus acessórios, com combinações perfeitas, complementadas pela luminosidade, decoração e temperatura. Estar nesses ambientes e receber atendimento exclusivo, com direito a chofer e champanhe, fazem as compras se tornarem um evento encantador.

A empresa possibilita a seus clientes customizar calçados e vestuário (com pedidos programados), adaptando cada produto às características únicas de seus consumidores. Uma equipe de consultores de moda permanece à disposição, apoiando e orientando seus clientes nas decisões de compra.

Por Daniela Bidone

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