Cores para o verão 2025
O verão de 2025 está chegando, e se você quer se manter na moda e arrasar nesta estação, conheça cores que são tendências...
Ter estilo não é somente usar looks extravagantes ou chamativos, como muitos pensam. Antes de mais nada, todos nós possuímos um estilo e ele está diretamente ligado à nossa personalidade, identidade e características pessoais. Continue o texto e saiba tudo sobre estilos universais.
Estilos universais são a nossa forma de se vestir.
Ele não diz respeito somente a nossa percepção do belo, de moda ou nível de conhecimento sobre o assunto. O estilo está intrínseco em cada indivíduo através do que se é e a partir das suas vivências e experiências de vida. Seja com uma blusa basiquinha ou casacos extremamente chamativos, todas as peças e composições se encaixam em um estilo universal.
Alyce Parsons foi quem estudou e definiu, a partir do comportamento dos consumidores de moda, os estilos em 7. Ou seja, ela notou um padrão de comportamento que se repetia e trouxe eles através da nomeação de 7 estilos universais:
Ainda assim, ela notou que, mesmo com padrões, a composição geral se dava com elementos de outros estilos. Ou seja, há um estilo dominante, mas também é possível incluir elementos de outros estilos na composição.
Apesar do estilo pessoal ser algo mais maduro e imutável, cada nova temporada e atualização da moda, ele recebe influências. Assim, é possível notar que há mudanças na nossa forma de se vestir com o decorrer do tempo. Contudo, essas mudanças se dão pela maturidade do nosso senso estético. Ou seja, você não vestiria uma roupa de alguns anos atrás, mas com certeza, manteve o seu estilo.
A moda passa, o estilo permanece. – Coco Chanel
O estilo, apesar de sofrer influência, não tem a ver com a moda, mas com a personalidade que molda o indivíduo de acordo com suas experiências.
Ou seja, intencionalmente ou não, passamos uma mensagem de quem realmente somos através da nossa forma de se vestir.
Apesar de não ser a mesma coisa, a moda, o estilo e a tendência caminham lado a lado e se misturam em alguns momentos. Contudo, para saber diferenciar e utilizar isso de forma estratégica na sua imagem ou na confecção de peças, é preciso saber a diferença:
Tendência é algo visto nas passarelas e que pode virar moda. Ou seja, a tendência é uma antecipação da moda e que pode sofrer pequenas alterações.
A moda está relacionado com a época. Dessa forma, tudo que caracteriza a época em que vivemos pode expressar a moda. Além disso, ela sofre influência das tendências e vir das passarelas para as ruas.
Já o estilo é sua personalidade expressada na forma de se vestir. Assim, podemos dizer que é possível manter o estilo mesmo estando por dentro da moda e tendências.
Ainda que quando crianças o estilo não esteja refletido, principalmente pela influência materna, é nessa época que começa a formação da nossa personalidade. Ou seja, as características que vão ditar nosso estilo, estão sendo moldadas desde a infância.
Dessa forma, mesmo que o assunto seja predominante no sexo feminino, podemos afirmar que homens também possuem estilo universal.
Ou seja, a forma como homens se vestem, caracterizam um estilo pessoal, que embora mais difícil de diferenciar ou reconhecer dentro dos 7 estilos, se encaixam e podem transmitir a personalidade e características pessoais.
Para quem deseja alinhar sua forma de vestir ou trabalha com a moda, é importante saber quais são os 7 estilos universais. Isso pode ajudar a direcionar os clientes ou alinhar sua imagem em prol de um objetivo.
É considerado um dos mais comuns, visto sua praticidade e conforto. Dessa forma, podemos dizer que as peças chave são tênis, jeans e camiseta. Quem é depto desse estilo quer conforto para o dia a dia e passa uma mensagem de pessoa acessível e prática. Normalmente, as pessoas desse estilo são mais alegres, simples, amigáveis.
Contudo, para refinar o estilo e passar uma mensagem positiva, é possível investir no auto cuidado: acessórios, cabelos, peles e unhas bem cuidados.
Nesse estilo, a preferência é sempre por peças clássicas ou tradicionais. Dentro desse estilo, se usa muito alfaiataria, cortes retos, peças mais estruturadas. Os sapatos seguem na mesma linha clássica. As cores geralmente são sóbrias. A mensagem que transmite é de autoridade, formalidade, organização e responsabilidade.
Para trazer acessibilidade, é possível incluir cores na composição.
O estilo elegante segue parecido com o estilo clássico, mas com mais requinte e moda atrelados à ele. Esse estilo usa tecidos finos, naturais e peças estruturadas, porém, possui mais movimento, linhas curvas, composições e cores. Diante disso, é possível observar confiança, formalidade e liderança, mas com mais acessibilidade.
Para não transmitir uma mensagem errada, é necessário se atentar ao excesso de detalhes e composições.
Pessoas extrovertidas, dinâmicas e alegres são adeptas desse estilo. Isso porque ele traz muita cor e irreverência nas cores, texturas, composições e acessórios. A criativa não tem medo de ousar, por isso, ela sempre tem algum elemento da moda.
Contudo, apesar de criativos serem ousados, é necessário ter cautela para não pesar nas composições e cores.
As pessoas românticas geralmente transmitem muita doçura e afeto. Elas usam estampas delicadas e cores claras, em roupas fluídas e com movimento. Também fazem composições, mas com cautela e de forma moderada. As mulheres costumam usar modelagens evasê, godê e acinturado.
Contudo, para não acabar transmitindo uma mensagem de fragilidade, podem trazer um pouco de cores sóbrias ou terceira peça mais reta e estruturada.
Nesse estilo, saias midi, decote em V e roupas mais justas são muito utilizadas pelas mulheres. Para homens, as roupas também são mais justas e ternos com lapelas mais finas são os mais utilizados. Esse estilo costuma trazer a feminilidade e força da mulher através da sensualidade, e a busca é pela valorização das curvas, mas sem vulgaridade.
Nesse sentido, a terceira peça e os acessórios podem ser a chave para não cruzar a linha entre a sensualidade e a vulgaridade.
O estilo dramático é muito aderido por pessoas práticas, modernas e intensas. Geralmente utilizam cores sóbrias e peças com corte retos, porém assimétricos.
Contudo, esse estilo pode trazer rigidez e distanciamento, que podem ser minimizados por peças de cores neutras e fluídas.
Conhecer e reconhecer os estilos pessoais é importante não apenas para as pessoas, mas para os empreendedores. Seja na área de consultoria de imagem ou confecção de moda, saber o estilo do cliente pode ajudar na sugestão e decisão de compra de cada peça. Sendo assim, é possível oferecer um serviço mais completo e com a melhor qualidade.
Se você quer trabalhar nessa área ou aperfeiçoar seus serviços, conheça os cursos que podem te ajudar: acesse agora!
O verão de 2025 está chegando, e se você quer se manter na moda e arrasar nesta estação, conheça cores que são tendências...
O mercado da moda vai além das passarelas de São Paulo e Rio de Janeiro, revelando um universo de criatividade e talento em...
Calçar os pés com o par perfeito é como encontrar o parceiro ideal: deve haver conforto, sintonia e uma dose de estilo. Porém,...
Novo Post!