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A responsabilidade socioambiental tem cada vez mais espaço nas empresas, bem como o conceito de ESG. Na verdade, ESG é um acrônimo para Environmental, Social and Governance – em português -, Ambiental, Social e Governança.
Do mesmo modo, a definição de ESG propõe reunir esforços para preservar o meio ambiente, focando na responsabilidade social e retornos financeiros. Não entendeu muito bem como isso funciona?
O Senac SC te explica como o ESG pode ser um diferencial competitivo no ambiente corporativo.
ESG surgiu pela primeira vez em um relatório elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com participação de nove países, incluindo o Brasil.
Intitulado de “Who Cares Wins” (traduzindo: Quem se Importa Ganha), desenvolvido em 2005, traz diretrizes para empresas com enfoque ESG.
Nesse sentido, o relatório propõe iniciativas que gerem resultados financeiros para as empresas, cuidando do meio ambiente. Em outras palavras, ESG se estrutura no mercado de trabalho, da seguinte forma:
Simultaneamente, as empresas que aderirem ao ESG, se comprometem a traçar estratégias e processos produtivos, que cumpram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Logo, se tornando mais confiáveis, transparentes e mais rentáveis.
Com o avanço exponencial da tecnologia, que igualmente acarreta em uma população mais informada, o ESG entra no mercado com nova perspectiva. Assim, as pessoas passam a se preocupar com questões que anteriormente passavam batidas. Agora, o público procura consumir produtos e serviços com os quais se identifiquem.
Da mesma forma, a mudança no comportamento de consumo passa a priorizar valores como o posicionamento de marca. Em contrapartida, as empresas que não trazem em seu posicionamento os impactos ambientais de seus processos, acabam sendo altamente reprimidas pelo público.
Para entender na prática: um relatório elaborado pela Boston Consulting Group (BCG), revelou que as práticas de ESG impactaram em um aumento financeiro de até 19%. Outro apontamento nesse sentido, foi feito pela Morgan Stanley – instituição financeira-, que revelou que 80% dos investidores tem avaliado a responsabilidade socioambiental e governança antes de realizar investimentos.
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