De longe eles parecem helicópteros em miniatura, brinquedos movidos por controle remoto, mas acreditem, os drones são bem mais do que isso. Essa tecnologia que vem sendo usada em guerras, no jornalismo, na publicidade e, até mesmo para entregar pizzas, capta informações – muitas vezes em tempo real – de uma forma rápida e eficiente, facilitando o trabalho humano.

O design do equipamento, assim como o barulho que ele faz, referencia o próprio nome: drone, em inglês, significa zangão. A ferramenta tem origem militar e é consagrada dentro da espionagem. Agora, ganha a preferência de fazendeiros, fotógrafos e cinegrafistas e pode ser adquirida como qualquer outro produto eletrônico.

Geralmente, os drones carregam uma ou mais câmeras de vídeo, mostrando do alto tudo o que acontece em uma determinada área e, também são equipados com GPS. Os aparelhos são leves, podem voar até 60 metros de altura e ficam no ar por cerca de 40 minutos. Além disso, são manobrados por um controle via rádio.

O equipamento foi aliado dos japoneses quando houve o acidente nuclear em Fukushima; foram usados para capturar imagens do interior dos reatores danificados e também serviram para estimar os danos da tragédia. Sem essa tecnologia não seria possível esse tipo de informação, já que se um humano fosse até o local, não sobreviveria.

Além disso, uma empresa de fast food russa, a Wokker, teve a ideia de usar o equipamento para “veicular” seus anúncios. A ideia seria que um drone aparecesse nas janelas dos prédios perto da hora do almoço com um pôster da marca e, segundo os dados da agência Hungry Boys, responsável pela Wokker, a ação gerou um aumento de pelo menos 40% das vendas.

Mas, além de ser uma ferramenta importantíssima no dia a dia, para segurança e captação de notícias e outras informações, os drones também estão sendo usados para tirar as tão famosas “selfies”. Imagine uma foto sua tirada do alto. Seria incrível, não é mesmo? Essa imagem futuramente será chamada de “dronie”.

Agora que você já entendeu o que é um drone e que há muitas possibilidades para seu uso, alguma dúvida de que esta tecnologia vai crescer e ficará ainda mais conhecida? É bem provável que não. =)

Publicações Relacionadas