Design requer criação e inovação a todo momento. Mas quando essa função passa a ser exercida em grupo, é importante buscar métodos de organização que consigam aprimorar a eficiência do processo de desenvolvimento da atividade. Por isso, o DesignOps é uma novidade cada vez mais adotada por empresas do setor, pois por meio do gerenciamento e investimento em tecnologias é possível  encontrar bons resultados.

Afinal, o que são DesignOps?

Diante de tantas etapas necessárias para oferecer um produto de qualidade, o DesignOps surgiu como uma forma de otimizar processos e diminuir o tempo de entrega dos resultados. Imagine uma empresa com 40 funcionários, onde cada um atua de um modo específico dentro da sua função, essa operação parece eficiente para você? Certamente não! Agora substitua a mesma por outra que pense como um time, trabalhando em conjunto com acesso a tecnologias avançadas que busquem o melhor fluxo de produção.

A segunda opção é um exemplo de um grupo que atua com base no DesignOps. Nesta equipe o objetivo é criar um time capacitado, trabalhando em harmonia e eliminando processos ineficientes. Nesse caso, todas as ferramentas que possam agilizar as etapas e melhorar os resultados são disponibilizadas, como cursos de capacitação e tecnologias superiores. Para isso, o DesignOps planeja e define todas as necessidades e opções que devem ser incorporadas para compor um time saudável.

Por que é importante adotar essa ideia?

Para pensar em benefícios é interessante analisar novamente os possíveis resultados do time descrito anteriormente, que trabalha de forma individual sem um planejamento focado em melhorias. Algumas consequências desse processo podem ser o atraso nas entregas, a elevação do custo de produção e o pouco aprimoramento de ideias que poderiam ser compartilhadas. Com um grande grupo de pessoas atuando em conjunto, a busca pelo fluxo de trabalho eficiente deve ser constante, e é nesse aspecto que o DesignOps faz a diferença.

Com um profissional disponível para esse gerenciamento é possível verificar a melhor forma de agilizar as etapas de cada um dos envolvidos no processo, propondo oportunidades e envolvendo o grupo com a empresa. Ao observar a insuficiência de uma determinada habilidade, por exemplo, o empregador pode oferecer palestras na tentativa de aperfeiçoar tal função. Através da busca por uma equipe eficiente, otimizando processos e corrigindo erros os resultados podem ser superiores, assim como os custos de produção menores.

O DesignOps é eficiente apenas em grandes empresas?

Ao contrário do que se possa concluir, esse modelo de planejamento não é desenvolvido apenas para grandes estruturas, um único projeto de design pode ser realizado com base nessa ideia. Nesse caso, ao invés de visualizar o grupo por inteiro, é importante encontrar as melhores formas de executar as propostas em pequena escala, com tecnologias e gerenciamento da equipe.

O que é preciso para ser um profissional de DesignOps?

Organização é o ponto principal dessa função. Além de ser um designer organizado, é essencial ter experiência suficiente da área que possa contribuir e fazer diferença na execução de projetos de qualidade! Para isso, a função se baseia em organizar e acompanhar o time, observando as suas necessidades e planejando a automatização de tarefas que possam atender prazos e oferecer resultados. Dessa forma, com esse auxílio, a própria equipe vai adotar uma mentalidade voltada para o DesignOps e adotar novas possibilidades para o seu fluxo de trabalho.

Você já conhecia esta técnica? Aplica o DesignOps na sua empresa? Por meio  de poucas mudanças é possível conseguir grandes resultados! Procure conversar com a sua equipe e experimente implementar essa ideia nos seus próximos projetos!

Publicações Relacionadas