CLT ou PJ: o que levar em conta?
Na hora de decidir sobre a forma de contratação, muitos profissionais se deparam com a dúvida: vale mais a pena trabalhar com carteira...
Os últimos anos não foram muito bons para o setor de turismo. A crise sanitária seguida pela financeira, fez com que o setor tivesse uma queda na demanda e, consequentemente, no faturamento. No entanto, o momento é de crescimento e oportunidades para quem deseja investir. De acordo com a Pesquisa Mensal dos Serviços, o Turismo cresceu mais que todos os outros setores: 33,8%.
Dados dessa mesma pesquisa, revelam ainda que 45,9% das empresas aumentaram o faturamento e estão otimistas para o final do ano. Além disso, os turistas estrangeiros estão voltando ao Brasil, trazendo mais dinheiro para a economia: 84% a mais que o mesmo período de 2021.
Com a tendência ao crescimento, as apostas no setor ficam não somente em quem já atua nesse mercado, mas também em quem deseja empreender no turismo.
O setor de turismo compreende estabelecimentos como hotéis, restaurantes, bares, transportes e possibilita atuação em diversos cargos, que vão desde motorista, garçom, camareira e recepcionista à organizador de evento, gestor e guia turístico.
De garçom à gestor de redes hoteleiras, o profissional tem um leque diverso de possibilidade. No entanto, para atuar no setor não basta querer, é preciso se especializar.
Para começar, precisamos falar sobre os diversos tipos de turismo, embora muitos não sejam tão conhecidos, todos eles possuem demanda. Além disso, se especializar em um tipo de turismo, pode ser um diferencial competitivo de mercado, visto que os turistas possuem diferentes objetivos em cada local visitado.
Geralmente, envolve a prática de esportes radicais ou atividades responsáveis de alto risco. Além disso, quem busca por esse tipo de turismo, tem como objetivo a sensação de liberdade, superação de desafios e integração com o local. Em Santa Catarina, há diversas opções de turismo de aventura para todas as idades, como Rafting em Santo Amaro da Imperatriz, Mergulho com cilindro em Bombinhas, Rapel na Serra, Exploração de cavernas em Botuverá, entre outras práticas e cidades.
Outro turismo de grande destaque em Santa Catarina é o turismo rural. Ele se caracteriza principalmente pelo contato com o agroturismo, seja vivenciando o dia a dia de uma fazenda ou tendo contato direto com agricultura e agropecuária. Esse turismo tem como objetivo principal o descanso, mas hoje em dia, os hotéis fazenda em todo o estado oferecem atividades em todos os períodos.
Em Santa Catarina, o local com maior concentração de turistas religiosos é em Nova Trento, no Santuário Santa Paulina, no entanto, outras regiões do estado também recebem esse turismo. São Martinho, no sul do estado é um exemplo. No Brasil, esse é um dos principais turismos visto a tolerância religiosa e respeito que nosso povo tem pelas diferenças. Vale lembrar que nem só do catolicismo vive esse turismo, sendo assim, religiões de outras matrizes também possuem espaço no mercado e lugares para visitação.
Esse turismo se caracteriza principalmente pela motivação e volume de turistas. Ou seja, é o turismo feito em massa para participação de eventos, sejam festas, romarias, atração cultural, shows, etc. Em Santa Catarina, esse tipo de turismo é o responsável pelas 2 datas com maiores ocupações nas redes hoteleiras: réveillon e folianópolis.
Ainda entre os principais turismos no Brasil e em Santa Catarina está o Ecoturismo. Pela variedade de biomas e grandes belezas naturais, o ecoturismo tem um forte papel na economia do setor. Nesse sentido, os turistas procuram por lugares para fazer contemplação e visitas não invasivas à lugares preservados. Em Santa Catarina, temos os cânions na serra, praias e trilhas no litoral, cachoeiras em todo o estado, entre outros locais com matas ciliares e de preservação.
Assim como o nome, esse turismo representa a locomoção para participação em eventos esportivos como corridas, campeonatos, jogos, etc. No calendário estadual, está um dos eventos com maior impacto para a economia do setor: o Ironman Florianópolis.
Para empreender nesse setor, é preciso mais que se especializar em tipos de turismo. Adquirir habilidades técnicas e comportamentais são essenciais para criar e consolidar um negócio no setor.
Conhecer o público alvo é necessário em qualquer negócio, mas no turismo, isso tem ainda mais importância. Primeiramente porque cada tipo de turismo, recebe um tipo de turista. Além disso, os períodos de viagem e formato, podem segmentar ainda mais os grupos.
Turistas que viajam em grupo para fazer turismo rural, por exemplo, são completamente diferente de turistas de eventos. Além da motivação da viagem, ainda tem a época do ano. Turistas de final de ano, não são os mesmos que viajam em setembro.
Por isso, é importante estudar os comportamentos e perfis do público para obter dados como:
Conhecendo os tipos de turismo e perfil de turista, é possível avaliar o tipo de serviço a oferecer. Assim, as possibilidades também são diversas e podem começar com serviços mais básicos.
Para oferecer esse serviço é necessário estudar e conhecer a cidade para indicar locais de visitação que mais se encaixam com o perfil do turista. Esse tipo de serviço é um dos mais simples no setor, mas que podem ser a porta de entrada para crescer e expandir o negócio.
A procura por pacotes de viagem personalizados é a mina de ouro desse serviço. Isso porque as pessoas que buscam personal travel querem adquirir pacotes de viagens completos, mas que se encaixem perfeitamente nas suas condições e preferências, o que geralmente não acontece com pacotes prontos de agências de viagem.
Além de saber sobre turismo, o guia precisa conhecer muito de história. Isso porque quem contrata esse serviço quer não apenas conhecer pontos turísticos, mas também o contexto histórico do local. Isso quer dizer que o guia precisa explicar sobre a cultura, tradição e desenvolvimento local.
Para um serviço mais completo, é possível também investir em agências de turismo. Normalmente, as agências possuem serviço ou intermédio de serviços de hotel, translado, passagens, passeios, guias turísticos, motorista e até alimentação.
Ainda no turismo, temos serviços alternativos que são pouco falados, mas podem ter um retorno considerável, como locação de malas, personal shopper para compra de artesanatos e souvenirs, entre outros.
Porém, para que um profissional seja completo, não basta focar no turismo, é preciso conhecer técnicas de gestão pública, projetos, financeira, pessoas, marketing e eventos. Além disso, cálculos e estatísticas também podem ajudar, bem como inovação, criatividade, sustentabilidade e espírito empreendedor.
Por mais que pareça complicado, o Senac SC oferece tudo isso em um único curso:
GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE TURISMO.
O Brasil deve registrar em 2022, cerca de 4,2 milhões de turistas estrangeiros em solo nacional. Isso quer dizer que o domínio de um segundo (ou terceiro) idioma se torna ainda mais essencial para quem atua nesse setor.
Falar inglês ou espanhol é quase um pré requisito para quem deseja empreender no turismo. Isso porque os países que mais importam turistas são Estados Unidos e Paraguai.
Além dos idiomas, outra forma de conquistar clientes é dominando Libras. A Língua Brasileira de Sinais é utilizada por cerca de 10 milhões de pessoas com alguma perda auditiva, porém, quando falamos em ouvintes que utilizam libras esse número cai drasticamente.
Se você quer conquistar esse público, o primeiro passo é aprender Libras Básico EaD.
Santa Catarina possui um território amplo, diverso e cheio de possibilidades. Dessa forma, é um dos destinos turísticos mais procurados por brasileiros e estrangeiros, trazendo giro para a economia e gerando empregos. Por isso é também um dos setores mais importantes do estado e que traz oportunidades em diversos níveis.
Se você quer empreender no turismo e ficou com algum dúvida, comente aqui embaixo.
Na hora de decidir sobre a forma de contratação, muitos profissionais se deparam com a dúvida: vale mais a pena trabalhar com carteira...
Nos últimos anos, o conceito de blended learning (ou ensino híbrido) ganhou destaque no ambiente corporativo, transformando a forma como as empresas treinam...
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Novo Post!