O Brasil é, atualmente, o terceiro mercado global em beleza, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Não à toa, o brasileiro destina cerca de 2% do seu orçamento à compra de produtos de higiene e beleza, movimentando 42 milhões de dólares, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Todos esses números e a expectativa de um constante crescimento faz com que o setor de beleza seja procurado por muitas pessoas que desejam montar um negócio próprio. Afinal, mesmo em tempos de crise (ou não), quem não gosta de se cuidar um pouquinho?

No entanto, não é tão simples assim. Antes de mergulhar de cabeça no empreendedorismo, é importante tomar alguns cuidados e avaliar todas as possibilidades, a fim de evitar erros. Durante a Beauty Fair 2016, o diretor-superintendente Cesar Tsukuda listou o que é necessário para quem deseja entrar neste mercado. Confira:

1. Estude (sempre!)

Apesar de ser um mercado cheio de potencial e oportunidades, a concorrência está cada vez maior. Portanto, é fundamental que você esteja sempre à frente das novidades que surgem todos os dias. Nesse sentido, a busca por maior e melhor capacitação é um ponto importante para quem deseja obter sucesso nesta nova empreitada.

2. Segmente

Dizem que não se pode ser bom em tudo, não é mesmo? E foi partindo dessa premissa que, nos últimos anos, têm surgido vários empresas especializadas em nichos. Salões de beleza voltados para cabelos loiros, cacheados, espaços específicos para o design de sobrancelhas, estética, entre outras novidades. Direcionar seu negócio pode ser uma ótima alternativa para atrair clientes e, claro, oferecer um serviço mais personalizado.

3. Satisfaça o seu cliente

Pode parecer óbvio, mas um atendimento de excelência é determinante para o sucesso ou fracasso da sua marca. Principalmente no setor de beleza, em que se lida diariamente com a expectativa das pessoas. Além de tratar muito bem quem visita sua empresa, você deve entender a preferência, o poder de compra e as aspirações da sua clientela. Nunca deixe de entregar aquilo que o seu público espera de você.

4. Networking é, sim, importante

Conhecer pessoas abre portas muito importantes para quem deseja empreender. Podem ser clientes, fornecedores e quaisquer pessoas que, de alguma forma, melhorem a qualidade do seu serviço. Para isso, é importante frequentar feiras e congressos da área, a fim de estabelecer uma boa rede de contatos.

5. Por fim: privilegie o custo-benefício

Na hora de negociar com os fornecedores para compra de produtos, o preço não deve ser o único aspecto a ser considerado. Algumas marcas oferecem treinamentos, cursos e suporte em caso de problemas. Portanto, leve em conta o custo-benefício na hora de fechar negócio.

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