O Itinerário Formativo é o percurso que o indivíduo precisa seguir até sua plena formação profissional, embora se entenda que essa formação se estenda pela vida afora num constante e amplo processo de aprendizagem. Ninguém termina de aprender.

Na área da Gastronomia, um exemplo de Itinerário Formativo é a formação do Cozinheiro.  O percurso começa com o curso de Auxiliar de Cozinha. Nele, o aluno aprende os fundamentos da gastronomia, as técnicas básicas da cozinha e as boas práticas na manipulação dos alimentos. Com essa certificação, o aluno já está pronto para entrar no mercado de trabalho como Auxiliar de Cozinha.

Seguindo o percurso profissional, ele continua sua formação no curso de Cozinheiro Básico, onde são trabalhadas as técnicas de preparo de pratos da Cozinha Quente, Cozinha Fria e Sobremesas Básicas.

Para trabalhar a cozinha internacional, é necessário avançar mais um pouco nesse caminho. No curso de Cozinheiro, além desse tema, também são trabalhadas as Harmonizações Gastronômicas e o Planejamento e Elaboração de cardápios.

Mas a formação não termina aí. É possível prosseguir para um curso de nível superior, o Tecnólogo em Gastronomia, onde além de toda a parte operacional, a gestão da cozinha é abordada, com foco nos recursos humanos, custos, controles, estoques, entre outros.

Quer investir nesta área? Entre em contato com a Unidade mais próxima de você!

Publicações Relacionadas