Você já percebeu as inúmeras possibilidades de tecnologias para armazenamento de arquivos disponíveis atualmente? Hoje é muito difícil perder um arquivo, já que podemos salva-lo em diferentes dispositivos. Além dos equipamentos físicos, o termo Cloud Computing se popularizou nas últimas duas décadas, e está relacionado à “nuvem” de arquivos, softwares, servidores, banco de dados, entre outros.

De acordo com Charles Alandt, orientador de tecnologia da informação do Senac em Santa Catarina, arquivos que hoje estão em um datacenter dos Estados Unidos, amanhã podem se encontrar no Vietnã. Com a estrutura em bits e bytes, é possível migrar arquivos pelo mundo inteiro. Tudo é realizado de forma virtual, não existe um dispositivo físico. “O importante é que estará disponível quando e onde a pessoa precisar.”

Você já utiliza a “nuvem” sem perceber quando faz uma conta de e-mail ou em redes sociais. A principal questão, nesse caso, está relacionada com a segurança de dados pessoais. Segundo Charles, não é possível garantir que as informações estarão completamente livres do acesso por terceiros. A facilidade de utilização da “nuvem” é grande, mas não é motivo de desespero caso você opte por outra ferramenta. Veja abaixo mais alternativas de dispositivos:

Discos rígidos externos – HD externo

Equivalente ao disco rígido de um computador ou notebook, o HD externo permite que você leve para onde quiser seus principais arquivos, sem que seja preciso instalá-los permanentemente.

Memória USB – Pen drive

Ideais para quem carrega arquivos mais leves, pois são práticos e podem ser guardados em qualquer lugar. É possível encontrá-los por preços atrativos em supermercados e lojas de departamento.

Cartão de memória

Com a mesma finalidade do Pen Drive, os cartões de memória são menores, mas tem a mesma capacidade de armazenamento dos dispositivos USB. Por seu tamanho reduzido são parte da fabricação de celulares, MP3, players de vídeo e outros dispositivos. Dispositivos que usam esses tipos de cartões podem interagir com um computador por meio de cabo USB especial ou leitor de cartão de memória.

 

Publicações Relacionadas