Escrever sob pressão, com tempo determinado e tema definido pode ser um grande desafio para quem não tem o hábito da escrita. Mas, na maioria dos processos seletivos de vestibular e no Enem, a redação possui um peso maior e pode ser o detalhe crucial para ingresso nessas instituições. Acompanhe algumas dicas que podem ajudar nesse momento:

Leia muito

Ler sempre será o melhor exercício para quem gosta de escrever ou quer melhorar sua redação. Isso aumenta o seu conhecimento sobre um assunto, melhora sua argumentação textual e ajuda a construir um bom vocabulário. O ideal é ter uma leitura variada, desde notícias e grandes reportagens até literatura clássica. É preciso estar atento para os assuntos que estão em alta na mídia e aparecem recorrente nos jornais e revistas, buscar a informação  é a melhor forma de preparo nesses casos para contribuir com a argumentação do texto.

Tenha calma e calcule o tempo

Esse deve ser o maior desafio, administrar o tempo disponível para a escrita. Em provas mais longas, como o Enem, você precisa calcular o tempo médio que  leva para responder as questões objetivas, para assim definir o tempo restante para a redação. Por isso, mantenha a calma e coloque as ideias no rascunho para ir aprimorando e melhorando para a redação final.

Faça tópicos e seja objetivo

Após descobrir o tema, você pode estruturar seu texto através de tópicos, sempre atento ao assunto e ao estilo de narrativa que foi solicitado. Organize suas ideias da forma que você acredita ser coerente, para que elas se conectem e tenham uma conclusão clara e argumentativa condizente com a condução do texto. Cuidado para não enrolar muito para dizer algo, seja objetivo, direto e conciso ao expor suas ideias.

Leia em voz alta

Sempre que escrever algo leia em voz alta. Isso ajuda a identificar certas incoerências e até erros de ortografia no texto. Apenas tenha cuidado para não atrapalhar seus colegas de sala durante a prova. Faça uma revisão bem detalhada do texto, pois pequenos erros podem valer muitos pontos descontados.

Exercite

A melhor forma de adquirir naturalidade e identidade na escrita é praticando. Fale sobre assuntos diversos, faça várias argumentações, corrija, leia e releia seus textos. Exercitar isso faz com que a escrita se torne um hábito rotineiro, e você acaba descobrindo como funciona seu processo de produção textual e pode ficar mais tranquilo no dia da prova.

Gostou das dicas? Então, use elas para garantir seu lugar no Vestibular do Senac SC. Inscreva-se no nosso site.

Publicações Relacionadas