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Trabalhar como autônomo já exige uma organização grande para administrar a demanda de acordo com sua capacidade de trabalho. Além disso, essa gestão é de extrema importância, o trabalho pode ter temporadas com maior volume de demandas e outros períodos mais escassos. Por isso o marketing pessoal é importante para que você conquiste novos clientes e consiga se estabelecer no mercado.
Mas como desenvolver isso? Para começar, vamos estabelecer a diferença entre marketing empresarial e o pessoal, no segundo, além de promovermos o trabalho, é preciso valorizar o profissional, afinal ele será o produtor do ofício, logo, também deve ser um destaque como atrativo para novos clientes.
Alcançando metas com o marketing pessoal
O objetivo principal do Marketing Pessoal é fortalecer o profissional, transformá-lo em uma marca e divulgá-lo utilizando os meios de comunicação. Através dessa divulgação o profissional gera um sentimento de confiança que é fundamental nesse relacionamento entre ele e o cliente.
Uma das dificuldades encontrada por profissionais autônomos é que não há alguém específico para cuidar do marketing pessoal. Essa função, na maioria dos casos, é exercida por eles, em que são responsáveis por desenvolver as estratégias, e executá-las. Nem sempre é fácil enxergar quais são as qualidades que os diferenciam dos demais no mercado, a dica é pedir ajuda para amigos e profissionais da área que possam lhe orientar como destacar suas habilidades.
Dicas de Marketing Pessoal
1) Defina os valores da sua marca
Mesmo que você seja a sua marca, é importante separar entre pessoal e profissional. Desenvolva sua missão, visão e valores, isso vai nortear a comunicação com seu público e ajudar a definir suas estratégias de trabalho.
2) Trace objetivos
Para comunicar da melhor forma possível e realizar um bom marketing pessoal é preciso ter objetivos, saber o que sua marca deseja. Qual o seu objetivo? Conquistar mais clientes? Oferecer seu produto ou serviço? São várias possibilidades, mas ter isso bem definido vai ajudar a traçar uma boa estratégia de comunicação.
3) Conheça seu público
Saiba definir bem quem é seu público, isso é fundamental para planejar sua estratégia de marketing pessoal. Definir a linguagem que você irá usar no conteúdo, o formato que mais atrai, temas e assuntos que são relevantes para seu público-alvo são ações importantes para reforçar a sua marca no inconsciente de seus potenciais clientes.
4) Conheça a concorrência
Pesquise e conheça o seu mercado, veja como seus concorrentes trabalham, quais são os diferenciais entre a sua marca e a deles, sabendo disso você pode trabalhar melhor esses pontos diferenciados e conquistar novos clientes.
5) Estratégia de comunicação
Aqui estamos falando sobre como seus clientes em potencial serão captados, e existem diversas formas: anúncios, conteúdos, e-mail, entre outros. Os formatos são os mais diversos, procure explorá-los, faça testes e avalie a eficácia dele com o seu público.
Comece a utilizar essas dicas e observe as diferenças, faça sua carreira alavancar como autônomo!
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