Trabalhar como autônomo já exige uma organização grande para administrar a demanda de acordo com sua capacidade de trabalho. Além disso, essa gestão é de extrema importância, o trabalho pode ter temporadas com maior volume de demandas e outros períodos mais escassos. Por isso o marketing pessoal é importante para que você conquiste novos clientes e consiga se estabelecer no mercado.

Mas como desenvolver isso? Para começar, vamos estabelecer a diferença entre marketing empresarial e o pessoal, no segundo, além de promovermos o trabalho, é preciso valorizar o profissional, afinal ele será o produtor do ofício, logo, também deve ser um destaque como atrativo para novos clientes.

Alcançando metas com o marketing pessoal

O objetivo principal do Marketing Pessoal é fortalecer o profissional, transformá-lo em uma marca e divulgá-lo utilizando os meios de comunicação. Através dessa divulgação o profissional gera um sentimento de confiança que é fundamental nesse relacionamento entre ele  e o cliente.

Uma das dificuldades encontrada por profissionais autônomos é que não há alguém específico para cuidar do marketing pessoal. Essa função, na maioria dos casos,  é exercida por eles, em que são responsáveis por desenvolver as estratégias, e executá-las. Nem sempre é fácil enxergar quais são as qualidades que os diferenciam dos demais no mercado, a dica é pedir ajuda para amigos e profissionais da área que possam lhe orientar como destacar suas habilidades.

Dicas de Marketing Pessoal

1) Defina os valores da sua marca

 

Mesmo que você seja a sua marca, é importante separar entre pessoal e profissional. Desenvolva sua missão, visão e valores, isso vai nortear a comunicação com seu público e ajudar a definir suas estratégias de trabalho.

2) Trace objetivos

Para comunicar da melhor forma possível e realizar um bom marketing pessoal é preciso ter objetivos, saber o que sua marca deseja.  Qual o seu objetivo? Conquistar mais clientes? Oferecer seu produto ou serviço? São várias possibilidades, mas ter isso bem definido vai ajudar a traçar uma boa estratégia de comunicação.

3) Conheça seu público

Saiba definir bem quem é seu público, isso é fundamental para planejar sua estratégia de marketing pessoal. Definir a linguagem que você irá usar no conteúdo, o formato que mais atrai, temas e assuntos que são relevantes para seu público-alvo são ações importantes para reforçar a sua  marca no inconsciente de seus potenciais clientes.

4) Conheça a concorrência

Pesquise e conheça o seu mercado, veja como seus concorrentes trabalham, quais são os diferenciais entre a sua marca e a deles, sabendo disso você pode trabalhar melhor esses pontos diferenciados e conquistar novos clientes.

5) Estratégia de comunicação

Aqui estamos falando sobre como seus clientes em potencial serão captados, e existem diversas formas: anúncios, conteúdos, e-mail, entre outros. Os formatos são os mais diversos, procure explorá-los, faça testes e avalie a eficácia dele com o seu público.

Comece a utilizar essas dicas e observe as diferenças, faça sua carreira alavancar como autônomo!

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