Programa Alimentos Seguros: segurança alimentar para seu negócio
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
Nesta quinta-feira, 22 de setembro, diversas cidades ao redor do mundo celebram o Dia Mundial Sem Carro. O objetivo da data – criada em 1997, na França – é incentivar uma reflexão a respeito do uso exagerado de automóveis e fazer com que, pelo menos uma vez ao ano, nós criemos formas alternativas de mobilidade.
Pouco a pouco, o movimento chamou a atenção de outros países e continentes, até que chegou ao Brasil em 2001. Desde então, todos os anos ambientalistas e cicloativistas colocam em prática o Dia Mundial Sem Carro: além de deixarem de usar seus automóveis, incentivam que as pessoas passem a utilizar meios alternativos de deslocamento, como a bicicleta.
Pensando nisso, neste ano, o Dia Mundial Sem Carro terá como tema: “faixas exclusivas, bicicletas, calçadas acessíveis e paz no trânsito”. A ideia é proporcionar à população áreas livres de automóveis, permitindo mais espaço para pedestres, ciclistas e transportes públicos.
E, para estimular a participação da sociedade, durante o dia de hoje, em todo o Brasil estão sendo feitas alterações no trânsito. Em Florianópolis, algumas ruas do Centro estão fechadas para o tráfego de veículos particulares. Apenas transporte público coletivo, escolar, táxis, bicicletas e pedestres poderão circular por essas áreas.
Além disso, cartilhas do ciclistas e mudas de plantas do Horto Municipal serão distribuídas. E, para quem quiser aderir à iniciativa, nos próximos três dias (quinta, sexta e sábado), o Centro Integrado de Cultura (CIC) receberá uma garagem móvel para bicicletas, com capacidade para acomodar 30 unidades.
Na cidade de Blumenau, o empresário Eldon Jung, com 75 anos, é um bom exemplo. Entusiasta da bicicleta, há quatro anos ele vendeu o carro e vai todos os dias ao trabalho sobre duas rodas. E não para por aí: na sua empresa, seus funcionários são incentivados a usarem também esse meio de transporte.
De acordo com ele, ⅙ dos colaboradores em todo o estado de Santa Catarina usa a bicicleta para se locomover e, por isso, é preciso ter estrutura para atender a essa demanda. Na empresa de Eldon, os funcionários ciclistas têm entrada própria e espaço para acomodar suas companheiras de trajeto.
Atitudes como essa fazem com que seja possível emitir menos poluentes na atmosfera, se levarmos em conta que os automóveis são responsáveis por quase 30% de todas as emissões de gases de efeito estufa. E não pense que é pouco: um motorista sozinho em um carro popular libera cerca de 170g de CO² por quilômetro rodado. Isso significa que, se o seu veículo rodar 15.000 km (considerada a média anual), ele liberará cerca de 2,5 toneladas de CO² na atmosfera.
Outro benefício que a redução no uso do veículos automotores traz é a melhor mobilidade urbana. Com uma quantidade menor de carros rodando, evita-se o estresse causado pelo trânsito nas grandes cidades, proporcionando assim uma maior qualidade de vida para toda a população.
E você, está esperando o quê para guardar o carro na garagem e sair para pedalar? Se não puder fazer hoje, escolha outro dia. Afinal, o importante é cada um de nós fazer a sua parte para um mundo melhor. ;)
E a sua cidade, preparou alguma ação para o Dia Mundial Sem Carro? Compartilhe conosco!
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
O ensino médio é uma etapa fundamental na formação acadêmica e profissional dos jovens. Nos últimos anos, o modelo de ensino médio integrado...
O ensino híbrido é uma modalidade que veio para ficar. Por ser uma alternativa que alia a flexibilidade do ensino a distância e...
Novo Post!