Hoje é o Dia do Bibliotecário, profissão que todo amante da leitura já pensou em exercer! Este profissional é responsável por administrar bibliotecas, tratando e tornando as informações acessíveis a todos. Mas você sabe quais atividades fazem parte da rotina de quem segue essa carreira? Por isso, hoje separamos algumas destas funções para você conhecer e saber um pouco mais sobre o dia a dia de um bibliotecário!

Atribuições comuns dos profissionais da biblioteconomia:

1. Indexação e catalogação

Se você entra em uma biblioteca e encontra o que procura diante de tantas opções, é graças ao trabalho do bibliotecário. Com base em conhecimentos técnicos, ele define a organização das obras da forma adequada para ser encontrada facilmente. Um dos recursos utilizados é a indexação, uma maneira de classificar o livro com termos que possibilitam a sua localização através do conteúdo. Para entender melhor: compare essa prática com uso de hashtags nas redes sociais, que enfatizam palavras relacionadas à publicação. 

Além da indexação, outra forma de organização utilizada pelos bibliotecários é a catalogação. Através dela o livro ou documento recebe um código baseado de acordo com o autor, número de páginas, edição, entre outras informações, além do assunto. Além de facilitar a localização da obra, a catalogação é uma ferramenta que possibilita o controle de entradas e saídas do acervo.

2. Promoção de ações culturais

Outra função não tão conhecida mas bastante desempenhada por eles é a promoção de ações culturais, como feiras de livros e exposições. Muitas delas são feitas nas próprias bibliotecas, já que além de ambientes de pesquisa, elas podem ser um espaço de lazer para os amantes da leitura! O próprio Dia do Bibliotecário seria uma data interessante para realizar uma ação com recomendações deles ou oficinas de leitura, por exemplo.

3. Atualização de acervo

Acompanhar todas as publicações de obras não é uma tarefa simples! Por isso, os bibliotecários estão sempre atentos à necessidade de atualização do acervo. Essa atividade engloba tanto a aquisição de novos livros e documentos, quanto o descarte ou remanejamento de obras desatualizadas e sem uso. Alguns dos critérios para a escolha do que entra ou sai do acervo, por exemplo, são o interesse do público pelo tema e o valor histórico da obra.

4. Atendimento ao público

O profissional da biblioteconomia realiza atendimento ao público, mas isso não quer dizer que ele irá apenas auxiliar na busca por livros catalogados. Outra função que os bibliotecários desempenham é a produção de resenhas de obras disponibilizadas no acervo, facilitando o entendimento dos exemplares pelos usuários. Além disso, eles costumam assessorar na formatação e normalização de documentos e trabalhos acadêmicos, como em Trabalhos de Conclusão de Curso.

5. Preservação e restauração de documentos

Após a chegada de livros e documentos antigos no acervo, o profissional da biblioteconomia é quem colabora com o processo de recuperação da informação Para isso, são utilizadas técnicas de restauração e tratamento de documentos, assim como de normalização e padronização do conteúdo. Hoje muitas bibliotecas utilizam recursos como a microfilmagem e a digitalização, duas formas de preservar documentos de grande valor histórico.

Neste Dia do Bibliotecário, o Senac quer espalhar a beleza da profissão, assim como dos livros que fazem parte dela! A cada dia a leitura se torna mais acessível. Se você é um amante dos livros, conheça alguns aplicativos que vão facilitar a sua escolha e, se pintar alguma dúvida, conte com a ajuda do nosso time incrível de bibliotecários!

Publicações Relacionadas