A profissão de Empregada Doméstica tem sido bastante comentada ultimamente: novelas, filmes e hoje, dia 27/04, a comemoração do dia da Empregada Doméstica. Mas você sabe o por que desta data?

A Data é faz referência à Santa Zita, padroeira das Empregadas Domésticas. Nascida na Itália em 1218, Santa Zita começou a trabalhar aos doze anos. Ela sofria muito com seus patrões, que eram ricos, mas pagavam muito pouco pelo seu serviço. Tudo que ganhava, ela doava aos necessitados. Depois de uma vida dedicada aos pobres, ela morreu em 27 de abril de 1278 e foi canonizada em 1696.

Já em relação à novelas, está no ar “Cheias de Charme”, na rede Globo. A trama conta a história de três Empregadas Domésticas – Penha, Cida e Rosário que, por sorte ou talento, mudarão seu destino. É a primeira vez que uma novela da Globo tem o enredo sob o ponto de vista das Empregadas Domésticas, mostrando a importância desta profissão.

Os empregados domésticos são regidos por suas próprias leis que nada têm a ver com as dos outros empregados (regidos pela CLT). Isso porquê os funcionários de uma empresa, sejam faxineiros ou diretores, estão todos envolvidos em uma equipe que visa gerar lucro.  Como as casas de família não geram lucro, aqueles que trabalham nela acabam sendo protegidos por leis exclusivas e diferentes.

Por isso, o salário mínimo desta profissão é mais alto do que o salário mínimo comum. Em Santa Catarina, por exemplo, é de R$700 reais.  A lei que regulamenta esta profissão foi criada em 1972, e segundo dados do IBGE, são mais de 7 milhões de profissionais atuando nesta área. Mas, como esta é uma profissão com leis específicas, foi criado o Instituto Doméstica Legal, para auxiliar empregados e empregadores a conhecer quais são seus direitos e obrigações.

Uma dúvida recorrente é a diferença entre diarista e Empregada Doméstica. O Poder Judiciário entende como diarista aqueles que trabalham até dois dias na semana. Os que trabalham 3 dias ou mais são considerados Empregados Domésticos, e devem ter suas carteiras de trabalho assinadas pelo empregador.

Assim, quem não tem tempo ou habilidade para os afazeres domésticos, pode ser informado sobre como contratar pessoas para ajudar. As pessoas que exercem esta profissão cuidam do lar e da família de seus empregadores como se cuidassem da sua.

O Senac de Joinville dispõe de vagas gratuitas pra o curso de Camareira em Meios de Hospedagem, oferecidos pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG).
As inscrições se encerram no dia 20 de maio. Os interessados devem acessar o site www.sc.senac.br/psg clicar em “Inscreva-se já”, selecionar a Unidade Senac Joinville, o curso e preencher os demais dados corretamente. Outras informações podem ser obtivas pelo (47) 3431-6666.

Publicações Relacionadas