Atualmente, fala-se muito sobre inovação e sobre como ela deve fazer parte da cultura de uma empresa. Mas quando se trata de design innovation, você sabe o que é? De acordo com o especialista no assunto, Mikko Koria, é sobre criar soluções baseadas na empatia com o consumidor e nos desejos das pessoas que irão usar o produto.

Para Mikko, os empreendedores precisam, antes de tudo, “entrar na mente” do seu público-alvo a fim de criar uma real empatia com seus consumidores. O objetivo principal, na hora de fundar uma empresa, não deve ser a obtenção de lucro, mas a criação de valor para o cliente.

No entanto, design innovation não é apenas sobre surgir com novas ideias e produtos. É principalmente sobre mudanças de pensamentos que levam à diferenciação do seu produto ou serviço e, em consequência, ao crescimento da sua marca. Assim, antes de começar a desenvolver produtos, serviços e tecnologias, você precisa de uma base que leve à inovação.

Para adotar uma postura inovadora, é preciso que você esteja disposto a experimentar novas ideias e correr alguns riscos. E essa atitude normalmente vem do líder: se ele tem certa aversão ao risco, sua equipe também terá. Líderes inovadores devem se sentir confortáveis e dispostos a correr riscos e, assim, proporcionar um ambiente criativo que inspire seus colaboradores.

Para a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, Mikko Koria dá cinco dicas para usar os ensinamentos do design innovation no seu negócio:

Desejabilidade

“Qualquer um pode ter uma ideia, há milhões espalhadas por aí. A questão que o empreendedor precisa responder é: o que eu tenho a oferecer de diferente para os meus clientes, que seja melhor do que o que já existe no mercado? Por que eles comprariam de mim? Qual o fator de ‘desejabilidade’ do produto?”

Cenário externo

“Lembre-se de que, para criar uma empresa de sucesso, não basta ter habilidade ou entender de tecnologia. O empreendedor não existe no vácuo. É preciso analisar o cenário político e econômico do país, e entender como isso afeta a operação. Existem meios de financiamento disponíveis? Como ter acesso a eles?”

Seu produto é mesmo inovador?

“Já existe um mercado para o produto ou serviço que você está lançando? Se o seu produto for realmente inovador, pode ser necessário criar esse mercado. E isso é perfeitamente possível, desde que você saiba exatamente quem quer atingir, e como.”

Análise de cases de sucesso

“Quais são as histórias de sucesso dentro da área ou do nicho escolhido? Quem já trilhou o mesmo caminho e acertou? E o oposto: quais são as histórias de fracasso? Por que essas pessoas falharam, e o que se pode aprender com elas?”

Conheça seu públicoalvo

“Existem pessoas e empresas que podem ajudá-lo a entender o pensamento do público-alvo. Estude o mercado e descubra quem são esses parceiros em potencial. Eles podem ser fundamentais para criar uma proposta de valor para o seu cliente.”

Anotou as dicas do especialista? Então mãos à obra!

Para o mês de junho, o Senac SC está com um workshop de Design Thinking em Blumenau. Conhecido como uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, o Design Thinking coloca as pessoas no centro de desenvolvimento do produto, estimulando a criatividade de todos os envolvidos. Se você quer se aprofundar nos estudos, inscreva-se já!

 

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