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Por que ficamos interessados pelos produtos e escolhemos certas marcas? Ter essa resposta pode fazer a diferença para conseguir uma boa entrada no mercado. Sob essa perspectiva surgiu o Neuromarketing capaz de extrair dados baseados no comportamento humano que auxiliam na construção das estratégias de vendas. Vindo da neurociência, inicialmente visto como ramo da biologia, estuda o sistema nervoso e é visto como uma ciência interdisciplinar, colaborando com diversas áreas.
O marketing é utilizado com o objetivo de passar o valor dos produtos e serviços para os clientes, e esta ciência pode ajudar a garantir melhores resultados. O Neuromarketing busca compreender o despertar de interesse do cliente. De acordo com o autor do livro Neuro-marketing: o marketing das emoções, Werner A. Gorlich, temos a definição:
“Neuromarketing é um novo campo de pesquisa de marketing que estuda as respostas afeto-cognitivas e moto sensoriais dos consumidores em resposta a estímulos de produtos de qualquer natureza. É necessário criar produtos que sejam ‘brain friendly’, amigáveis ao cérebro para que os mesmos tenham suas vendas aumentadas.” – Werner A.
Assim esta disciplina tenta explicar as atitudes de escolha e o comportamento do cliente, gerando recursos para auxiliar no posicionamento de mercado, branding e canais de comunicação e vendas. E essa nova forma de fazer marketing só é possível graças a tecnologia presente nos dias de hoje.
O Neuromarketing é desenvolvido através de análises das medições executadas por procedimentos com: ressonância magnética funcional, eletrocefalografia, eyetrecking e testes de associações implícitas, por exemplo. Ou seja, uma série de métodos que servem para garantir dados de como o corpo e a mente reagem ao que lhe é proposto, permitindo otimizar as respostas. Os dados retirados envolvem o funcionamento neural: desde as substâncias químicas, como dopamina, serotonina e oxitocina, até os circuitos neurais e o sistema de recompensa.
Encare o tema como algo complexo carecendo de muito estudo e dedicação para o domínio. O Neuromarketing é um processo que exige alto investimento financeiro para equipamentos e pesquisa, e que para grandes marcas, pode ser um elemento fundamental no conhecimento de seu público e desenvolvimento de estratégias para vender mais.
Para saber mais, confira a entrevista com o especialista em Comunicação e Neuromarketing Fernando Kimura.
O Senac indica que profissionais interessados nestas áreas de pós-graduação fiquem atentos ao tema:
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