Vantagens do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico
O ensino médio é uma etapa fundamental na formação acadêmica e profissional dos jovens. Nos últimos anos, o modelo de ensino médio integrado...
Muitas datas históricas do Brasil e do mundo fizeram aniversário este ano. E não foi qualquer aniversário, muitas delas completaram datas redondas. Essas datas, chamadas também de efemérides, são atrativas para os elaboradores do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que procuram temas atuais para abordar em questões multidisciplinares.
O Enem é o método de entrada para o ensino superior brasileiro em universidades públicas e grande parte das privadas, como também a oportunidade para quem deseja estudar fora do país. Por isso, separamos alguns fatos históricos que podem cair no ENEM 2019 para você se preparar:
Em 2009, uma mutação do vírus Influenza A H1N1 começou a contaminar seres humanos. Os casos começaram a ser chamados de “gripe A” ou “gripe suína”. Em junho de 2009, a doença atingiu o grau 6 da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é o máximo, e declarou o vírus como uma pandemia.
Uma pandemia envolve um grande número de pessoas infectadas em mais de 6 regiões amparadas pela OMS. Nesse período, foram iniciadas várias medidas cautelares, marcado pelo uso do álcool em gel. Posteriormente, surgiram vacinas contra a doença.
Em 2019, a moeda que usamos atualmente completa 25 anos. Ela foi implantada em julho de 1994 pelo plano econômico nomeado de “Plano Real”, elaborado pelo ministro da Fazenda da época, Fernando Henrique Cardoso (FHC), durante o governo de Itamar Franco.
Em um momento difícil da economia brasileira, o seu intuito era controlar a inflação que estava alta num período de crise e muita desigualdade social. O Plano Real conseguiu dar maior estabilidade à moeda e permanece até hoje.
Durante a Guerra Fria, a Alemanha foi dividida em dois regimes: no lado Oriental o país era regido pelo sistema comunista, e na parte Ocidental pelo capitalista.Nesse contexto que o Muro de Berlim foi construído e se tornou o maior símbolo do período da Guerra Fria. Ele dividia as zonas de controle socialista e capitalista de Berlim, a fim de evitar a emigração da população de Berlim Oriental para o lado Ocidental.
O muro foi destruído após 28 anos do início de sua construção, em 10 de novembro de 1989, quando o Partido Comunista da Alemanha Oriental anunciou que a população poderia atravessar a fronteira para a República Federal da Alemanha livremente. A queda do muro contribuiu para o processo de reunificação da Alemanha.
Este ano, completam-se 30 anos da sua queda, considerada o símbolo do fim da Guerra Fria.
O astronauta americano Neil Armstrong é considerado a primeira pessoa a pisar na Lua, em 20 de julho de 1969. O cosmonauta soviético Iuri Gagarin já tinha estado no espaço três meses antes, mas a conquista de colocar os pés no satélite natural da Terra é dos americanos.
Além da conquista, a missão tripulada conhecida como Apollo 11, que levou Armstrong à Lua fazia parte da Corrida Espacial, uma competição entre Estados Unidos e União Soviética para provar quem tinha a melhor tecnologia espacial.
Há 80 anos teve início a Segunda Guerra Mundial, uma guerra militar que durou seis anos e teve como principal razão o expansionismo germânico. O conflito iniciou quando os alemães invadiram a Polônia em 1º de setembro de 1939. Britânicos e franceses responderam à agressão com uma declaração de guerra.
O objetivo de Hitler na Polônia era reaver territórios que pertenciam à Alemanha até a Primeira Guerra Mundial e que foram perdidos com o Tratado de Versalhes, querendo a devolução da zona conhecida por “corredor polonês”.
Os países envolvidos na Segunda Guerra Mundial podem ser agrupados em dois grupos. Aliados: Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos eram os membros principais; Eixo: Alemanha, Itália e Japão eram os membros principais.
O seu fim foi marcado em 2 de setembro de 1945, quando os japoneses assinaram um documento que reconhecia sua rendição incondicional aos americanos, os nazistas já haviam se rendido aos Aliados em maio de 1945. Nesse período aconteceram o Holocausto e o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.
O tratado de Versalhes foi um tratado de paz, que colocava fim à Primeira Guerra Mundial. Foi assinado em Paris, na França, no dia 20 de julho de 1919, pelas nações que fizeram parte do conflito.
Entre outras questões, basicamente o tratado responsabilizou a Alemanha pela guerra e impunha uma série de sanções ao país. A partir disso, o país enfrentou vários problemas econômicos e a indignação da população, fatores que levam muitos historiadores a associarem o período à ascensão de Hitler e ao início da Segunda Guerra.
Leonardo da Vinci, conhecido pelo seu famoso quadro da Mona Lisa, também foi cientista, matemático, inventor, anatomista, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico da Itália do século XV.
Ele morreu com 67 anos, no dia 2 de maio de 1519, acredita-se que de derrame. Da Vinci morreu no castelo Clos Lucé, em Amboise, França, onde viveu os seus últimos três anos de vida. Pela sua notoriedade no cenário das artes e da ciência é uma figura importante para a história e tanto seu nascimento quanto a data de sua morte são mundialmente lembradas.
Essas são algumas das datas históricas que podem estar inseridas em alguma questão do Enem 2019 e em algumas provas de vestibular. Se você deseja estudar no Senac SC, saiba que a sua nota na prova de redação do Enem pode garantir seu ingresso em um de nossos cursos superiores. Conheça-os e inscreva-se no Vestibular Senac 2020/1!
O ensino médio é uma etapa fundamental na formação acadêmica e profissional dos jovens. Nos últimos anos, o modelo de ensino médio integrado...
Nos últimos anos, fazer um curso tecnólogo tem ganhado destaque no cenário educacional brasileiro. Mas, afinal, o que são cursos tecnólogos e como...
Nos últimos anos, o conceito de blended learning (ou ensino híbrido) ganhou destaque no ambiente corporativo, transformando a forma como as empresas treinam...
Novo Post!