Todos os dias, novas tecnologias surgem para, em pouco tempo, transformar o mundo que conhecemos. As conexões de internet a cabo foram substituídas pela banda larga, da mesma forma que as antigas locadoras deram lugar aos serviços de download e/ou streaming. E, diante desse novo cenário, é necessário mudar a forma com que as empresas trabalham.

A vida útil de produtos e serviços diminuiu, se pensarmos que uma ideia brilhante que rendeu milhões nos anos 90 certamente não traz tanto retorno atualmente. No entanto, isso não significa que todos os negócios estão fadados ao fracasso. Pelo contrário, em tempos de constante mudanças, todo dia é uma nova chance para fazer diferente e melhor. A solução? Não ter medo de inovar.

A Netflix é um dos principais exemplos de que, se você souber acompanhar as mudanças e não tiver receio da inovação, é possível se desenvolver ao longo do tempo e estar sempre um passo à frente. Fundada ainda em 1997, a marca era uma opção mais vantajosa se comparada às locadoras: bastava o cliente se cadastrar em um sistema online e escolher os filmes que gostaria de assistir para, então, recebê-los em casa via correio.

Em 2007, dez anos após a sua criação, o aluguel de DVDs já tinha perdido grande parte do seu espaço devido à popularização do download de vídeos e músicas. O que poderia ser o fim de uma marca serviu de oportunidade para ampliar os negócios. A Netflix passou a investir no serviço via streaming, disponibilizando filmes e seriados online. Quatro anos depois, a companhia já atingia a marca de 23 milhões de clientes apenas nos EUA.

Desde então, a empresa só cresce. Atualmente, já está presente em 190 países, somando mais de 80 milhões de usuários pagantes. E mesmo com todos os números a seu favor, a cultura de inovação continua em movimento. Não à toa, seus funcionários têm liberdades que qualquer trabalhador sonharia em ter: possibilidade de falar abertamente sobre os problemas com o chefe, opção de escolher o tempo de férias que acham apropriado e eliminação de avaliações formais.

E é pensando nessa cultura de inovação em prol das empresas que o Senac SC realizará, no dia 28 de setembro, a palestra “Inove ou Fique para Trás”. O debate abordará os principais aspectos de uma cultura de inovação e como diversas empresas de sucesso estão utilizando essa prática para se manter à frente da competição.

A palestra será ministrada pelo brasileiro Martin Spier, atual senior performance engineer da Netflix, responsável por garantir a performance do serviço para todos os usuários, que assistem a mais de 10 bilhões de horas de conteúdo todo trimestre. Martin também é Co-Founder e CTO da HandsOn.TV e já trabalhou em outras empresas de grande porte como Expedia e Dell.

Informações sobre a palestra:

  • Tema: Inove ou Fique para Trás – Como a Cultura de Inovação pode ajudar sua empresa ficar à frente.
  • Palestrante: Martin Spier.  
  • Data: 28/09/2016
  • Horário: 19h
  • Local: Faculdade Senac em Florianópolis – Auditório.
  • Valor: R$ 79,00, parcelado em 2x.
  • Endereço para inscrição: http://www.sc.senac.br/palestra/inoveoufiqueparatras/

Publicações Relacionadas