A Páscoa é uma das datas mais aguardadas do ano. Seja pelos deliciosos ovos de chocolate ou pelas tradições familiares, é nesse dia...
Cozinha terapêutica: Como relaxar preparando seu alimento2 min read
Mais do que nunca precisamos cuidar do nosso bem-estar e incluir no dia a dia atividades que proporcionem relaxamento e autocuidado. Para isso, cada pessoa elege sua atividade terapêutica, tem quem curta leitura, música, bater papo com os amigos, tem quem se aventure nas tarefas manuais.
Entre elas, a culinária é uma das que tem ganhado mais adeptos nessa quarentena. Além da necessidade de cozinhar nossos alimentos por conta do isolamento, a tarefa ganhou ares de terapia para quando o dia pede um momento relax. Seja na escolha da receita, na organização dos ingredientes ou com a mão na massa, o ritual de preparo do alimento pode tornar-se uma nova atividade de bem-estar.
Nos Estados Unidos, por exemplo, existem profissionais de terapia comportamental que indicam aos pacientes com sintomas depressivos ou de ansiedade um tempo dedicado a cozinhar. Ao se aventurar na culinária e focar somente nos passos da preparação de cada prato, a pessoa se desconecta dos problemas e dos gatilhos causadores do seu mal-estar.
Mas, e na prática, o que a cozinha terapêutica apresenta de benefícios?
- Criatividade – Experimentar combinações de ingredientes, dar aquele toque especial em uma receita tradicional, tudo isso estimula seu lado criativo. São hábitos que lhe fazem ousar, se divertir e tornam essa tarefa cotidiana algo leve e prazeroso.
- Dar tempo ao tempo – A cozinha nos ensina que cada processo tem seu tempo de realização. E precisamos respeitá-lo, vivenciá-lo na sua integralidade. No dia a dia queremos acelerar o tempo, correr contra ele, mas quando chegamos no momento de cozinhar percebemos que não podemos ter controle sobre tudo.
- Colaboração – Se você é do tipo que adora chamar a família para ajudar a cozinhar, saiba que esse é mais um benefício, a noção de trabalho em equipe. Dividir as tarefas, ajudar o outro no preparo do alimento, isso tudo estimula a colaboração e a sensação prazerosa de um bom resultado construído junto.
Então, se você está procurando uma ocupação para relaxar, que tal testar seus dotes culinários e explorar o que a cozinha terapêutica oferece? Aqui mesmo no blog você vai encontrar receitas inspiradoras para desestressar, e ainda por cima, se deliciar. Cuide-se e explore novos talentos!
Publicações Relacionadas
7 truques infalíveis para facilitar seu dia a dia na cozinha
Saborear uma receita caseira no almoço do fim de semana é tudo de bom, não é mesmo!? Se você já está imaginando o...
Você já reparou que cozinhar é uma experiência sensorial completa? Através de aromas, cores, texturas, sons e sabores, as receitas têm o poder...