Você faz parte do grupo que busca se alimentar bem, mesmo na correria do dia a dia? Hoje a série de dicas sobre cozinha básica traz alguns truques para acertar a mão em um prato básico, mas saboroso e nutritivo. A orientadora de gastronomia do Senac Renata Tremea mostra detalhes que fazem a diferença no preparo do tradicional arroz, feijão, bife e salada.

– Procure ingredientes de boa procedência e que, preferencialmente, sejam da estação, como frutas, verduras e legumes.

– Quando comprar carnes vermelhas, fique atento se está bem embalada e com uma cor vibrante. No caso de peixes, o odor é uma característica importante, já que são sensíveis a variações de temperatura e estragam facilmente.

– Ao comprar feijão, verifique o prazo de validade e escolha o mais novo, que cozinhará de forma mais fácil. Em locais que vendem a granel, você pode fazer o teste mordendo o grão, que deverá se partir.

– Tempere o bife apenas no momento do preparo. Deixe a frigideira bem aquecida, com uma colher de sopa de óleo ou azeite. Não mexa o bife até que o líquido apareça na superfície, depois vire para grelhar do outro lado.

– Para a salada, escolha verduras e legumes de sua preferência e tempere com suco de frutas, como a tangerina, comum no inverno. Pode também ser laranja ou caju. Fica diferente do que a tradicional salada temperada com vinagre e acrescenta vitaminas na sua refeição.

Publicações Relacionadas