Observar, pesquisar, fotografar, infiltrar-se em grupos de jovens e a partir disso antecipar tendências. Essa é a função de um cool hunter, ou em bom português, um caçador de tendências. Esse profissional precisa ser capaz de reconhecer futuros padrões de comportamento no que diz respeito a produtos de consumo. Ele precisa ser capaz de prever o que será sucesso nos próximos anos e fazer isso baseado em seu conhecimento e naquilo que é capaz de identificar como tendência.

O que a princípio pode parecer um trabalho simples e fácil, na verdade exige muita atenção, concentração e um senso de percepção que a maioria não tem. Das passarelas de moda a um assunto mobilizador de uma mesa de bar: tudo pode servir de brecha para um cool hunter captar o que pode virar uma tendência.

A cool hunter Sabina Deweik, do instituto de pesquisas de tendências de consumo Future Concept Lab, é formada em jornalismo e tem dois mestrados no currículo, um em comunicação da moda e outro em semiótica. Em entrevista ao portal Exame.com ela define a sua profissão: “O cool hunter é um pesquisador que observa em 360 graus o que está acontecendo de novos comportamentos em uma determinada região. Para isso, ele observa várias áreas. Não só moda”.

Sabina também explica como é a sua rotina de trabalho e deixa claro que, mais que uma profissão, ser uma caçadora de tendências é também um estilo de vida. “Cerca de 40% do trabalho é em campo. Não é só tirar foto de vitrine, você precisa levantar hipóteses. Então, tem uma pesquisa anterior. Depois do mapeamento, você desenvolve um relatório com base no que observou. Você não pode fazer interpretações erradas. Não pode afirmar que é uma tendência algo que vai durar apenas um ano”, explica.

O mercado para essa nova área profissional está em formação no Brasil, pois até pouco tempo as empresas recorriam às agências de publicidade e marketing para essa função. Não há ainda cursos de formação específicos para a profissão, mas agências especializadas já estão se dando conta da necessidade brasileira. Para quem deseja seguir nesta carreira é necessário saber que é preciso muita dedicação, estudo, conhecimento, comprometimento e senso crítico para encontrar e transformar em informação valiosa as tendências que flutuam por aí.

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