Muitos profissionais têm optado por se especializar em uma área e atuar individualmente no mercado de trabalho, como consultores. As atividades dos consultores podem ser voltadas a empresas ou pessoas que buscam orientação para solucionar alguma questão que não conseguem resolver sozinhos. Por isso, os especialistas são contratados para apresentar soluções criativas e eficazes.

A prática de consultoria pode acontecer em inúmeros ramos, mas alguns são mais explorados do que outros. Você já percebeu como está crescendo a área de consultoria em imagem e estilo? São ocupações diferentes, mas que se complementam. O trabalho com imagem está fundamentado no tripé aparência, comunicação e comportamento, e a consultoria de estilo está mais focada em aspectos da moda.

Os consultores de imagem fazem uma análise aprofundada dos clientes para melhorar a comunicação visual, alinhando aos seus objetivos profissionais e pessoais. As orientações de estilo seguem informações sobre biótipos e tendências de moda. Para Siegried Pontes, orientadora do Senac em Santa Catarina e consultora de imagem e estilo,  é essencial buscar qualificação e desenvolvimento constante para oferecer  um serviço de qualidade na área. “Precisamos ler sobre diversos assuntos, como psicologia, marketing e semiótica.”

Quem gosta de trabalhar com pessoas e pesquisa a comunicação visual como ferramenta estratégica, tem boas perspectivas de mercado. Siegried salienta que as questões de imagem são muito sérias, já que estão relacionadas com a autoestima. “Extraímos o que cada pessoa tem de melhor e potencializamos sua comunicação com o mundo.”

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