Dificilmente temos atenção plena em nossa tarefas diárias, pois a todo momento estamos sendo bombardeados com cada vez mais demandas e informações que dividem nossa atenção. Em um estudo publicado na Science, pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) apontam que em 46,9% do tempo não estamos prestando atenção no que fazemos. E, para diminuir o ritmo e promover uma mente mais saudável, feliz e produtiva, Por isso a técnica de mindfulness pode ser uma boa para resolver esse problema.

O que é?

O mindfulness é ter atenção plena, focando no momento presente, para fazer suas atividades com concentração e não no modo piloto automático. Dessa forma, é possível tornar-se consciente dos fatos, causas, consequências e suas próprias emoções, ganhando em foco, produtividade e melhora no desempenho de suas atividades.

Como aplicar?

Ele funciona como uma meditação, que pode ser de 5 ou 40 minutos, o importante aqui é tirar um tempo para praticar. Procure um ambiente quieto e com poucas distrações, escolha uma posição confortável para meditação, observe as sensações do seu corpo, sinta o contato do chão com a sua pele, da roupa, a temperatura do ambiente, e concentre-se na sua respiração: perceba o ar preenchendo seus pulmões, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

Para fugir das distrações, deixe de lado todos os dispositivos que possam atrapalhar sua concentração, como celular, computador, televisão relógios digitais, entre outros.

Comece a focar em seus pensamentos, deixe que eles sejam passageiros e registre as sensações que eles provocam em você. Uma música pode ajudar você nesse processo, escute as notas, perceba os sons e as melodias. Caso surjam distrações mentais, preocupações ou quaisquer pensamentos, sinta-os e deixe-os passar, tornando a observar sua respiração.

Essa prática, além de trazer benefícios para concentração e desempenho de atividades rotineiras, ela também ajuda a regular as emoções, reduzindo o stress e a ansiedade.

Aproveite o dia de hoje para exercitar o mindfulness e veja quais são as vantagens de praticá-lo regularmente.

Publicações Relacionadas