Ao analisar a anatomia do corpo humano, as sobrancelhas, assim como pálpebras e cílios, têm a função de proteger o globo ocular, funcionando como uma barreira natural para o suor e elementos irritantes que podem chegar até os olhos. Por conta dessa função, as sobrancelhas tendem a ficar mais volumosas e se unirem sobre o nariz. Mas como o olhar também faz parte da composição estética, muitas pessoas, especialmente as mulheres, buscam o delineamento de sobrancelhas como forma de valorizar o visual.

Inicialmente, as sobrancelhas eram completamente retiradas e maquiadas, por isso o procedimento era chamado de depilação. Em 1910, existiam dois padrões predominantes: sobrancelhas curtas para mulheres ingênuas e longas arqueadas para mulheres sensuais. Duas décadas depois, começou a ficar comum a nomenclatura de design de sobrancelha, utilizada até hoje. No entanto, há especialistas que defendem o delineamento como termo mais adequado, já que o trabalho é feito a partir de limitações e demarcações.

O formato da sobrancelha é definido pelo osso frontal e pode ser reta, curta, longa, caída ou levantada. Na atualidade, as sobrancelhas são delineadas valorizando a forma natural e fazendo as correções que tragam harmonia ao rosto. Para realizar o delineamento, o profissional utiliza como apoio o paquímetro, instrumento específico para medir distâncias. No caso das sobrancelhas, a lateral do nariz funciona como parâmetro, tanto para o canto externo, como para o interno.

Além de trabalhar o formato mais adequado, o delineamento também verifica imperfeições e as corrige: em alguns casos é necessário retirar os pelos e, em outros, preencher com lápis específico para sobrancelhas. De acordo com Edson Ribeiro, orientador do curso de Design de Sobrancelhas do Senac, evita-se a retirada completa das sobrancelhas, justamente pela sua função de proteção aos olhos. Ele ainda acrescenta que, em todo o processo, é importante ter cuidado com a higiene, para evitar a transmissão de doenças. “O material utilizado deve ser descartável, inclusive as pinças.”

Publicações Relacionadas