Não há dúvidas de que a tecnologia está sendo cada vez mais aplicada para aperfeiçoar a experiência do cliente. E não só isso:...
Conheça a primeira geração completamente digital e saiba o que o futuro lhes reserva2 min read
Os baby boomers são a geração nascida entre 1946 e 1964. Já a geração X é composta pelos nascidos entre 1965 e 1979. Então vieram os millennials, nascidos entre 1980 e 1996, seguidos da geração Z, nascidos entre 1997 e 2010. Agora, nos deparamos com uma nova geração: a alfa, formada pelos filhos dos millennials. Essa geração já veio ao mundo 100% conectada e com pouco ou nenhum contato com o mundo analógico.
O instituto de pesquisa americano Pew Research Center afirma que estudar as gerações é importante para entendermos como acontecimentos globais, sociais e econômicos relacionam-se para compor nossa visão de mundo. A geração alfa (ou alpha), formada por nascidos a partir de 2010 – ano do lançamento do iPad, vive em um universo constantemente conectado a diferentes telas e à internet. É através delas que conhecem o mundo.
Segundo a pesquisa, os alfas são criados em famílias com maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o que possibilitará melhores perspectivas em relação às gerações anteriores. Não se trata apenas de perspectivas financeiras, mas também em relação à qualidade de vida, educação e oportunidades no mercado de trabalho.
Em contrapartida, por nascerem em uma época 100% tecnológica, esses indivíduos têm maior tendência a desenvolver alguns problemas, como, por exemplo, com comunicação interpessoal. A interação pessoal será menor e, por consequência, o envolvimento social com amigos e em grupos também. Além disso, podem sofrer com déficit de atenção, problemas oftalmológicos e dores devido à má postura.
Por outro lado, a alta conectividade pode auxiliar na criação de uma geração mais produtora e engajada, contribuindo para o empreendedorismo com novos produtos, serviços e produção de conteúdo, e trabalhando em cargos convencionais e até em profissões que ainda não existem.
Ainda não sabemos até quando as crianças nascidas a partir de 2010 serão denominadas de alfa, o que sabemos é que essa geração trará grandes descobertas tecnológicas e novos conhecimentos num futuro próximo.
Publicações Relacionadas
Se você está no início da sua trajetória profissional ou em um momento de transição de carreira, com certeza já reparou que são...
Streaming: como funciona?
Você já deve em algum momento ter ouvido esse termo. Mas o que realmente significa? A internet ganhou um novo significado na sua...