Cosméticos essenciais para o verão
O verão está chegando e, com ele, a necessidade de cuidar da pele de forma adequada. A exposição ao sol, o calor e...
Está chegando a estação mais quente do ano. Época de férias escolares, viagem para a praia, casa dos amigos e reuniões de família. É nesse período do ano, também, que costumam ocorrer muitos casos de intoxicação alimentar. Isso pode acontecer devido a algumas mudanças na rotina das refeições, que passam a incluir mais frutas – muitas vezes mal higienizadas – e porções de alimentos consumidos na rua. Para não cair em armadilhas alimentares, fique atento a algumas dicas básicas da nutricionista do Senac Isaura Clemente.
1. Higienize muito bem frutas e verduras: às vezes, apenas lavar o alimento em água corrente não basta. Por exemplo, um morango que será usado em um suco ou mesmo ingerido in natura, precisa ser lavado em água corrente, esfregando um a um.Depois é necessário colocar água em uma bacia com hipoclorito de sódio – a mistura pode ser comprada no supermercado ou feita em casa com uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água – e deixar de molho por no máximo 15 minutos, depois enxaguar em água abundante. Somente os alimentos que serão fervidos por longo período de tempo não precisam de lavagem prévia.
2. Cuidado com o preparo e armazenamento de sanduíches. Esse lanche deve ser montado com os embutidos (queijo, presunto) bem gelados, depois embalados e colocados em bolsa ou caixa térmicas. Nunca deixe em temperatura ambiente. Caso queira utilizar frango cozido, a dica é desfiá-lo ainda quente, para acelerar o resfriamento (uma ideia é desfiar na batedeira ou no liquidificador – basta colocar os pedaços e utilizar a função pulsar). Evite usar cremes a base de leite ou iogurte, opte por maionese ou azeite de oliva pois não estragam com facilidade. Introduza verduras e legumes para deixar seu lanche mais leve e não esqueça de utilizar pão integral.
3. Higienização das mãos: você pode até não perceber, mas leva as mãos à boca várias vezes por dia, e na maioria das vezes elas estão sujas. As mãos levam e trazem os contaminantes, por isso higienizá-las para preparar ou comer o alimento é tão importante. A forma correta de lavar as mãos é com água corrente e sabonete sem cheiro. Caso isso não seja possível, tente utilizar água em garrafas ou então tenha sempre à disposição uma solução antisséptica (álcool gel) para diminuir a carga microbiana.
O verão está chegando e, com ele, a necessidade de cuidar da pele de forma adequada. A exposição ao sol, o calor e...
Você já parou para pensar como a forma como você trabalha pode afetar sua saúde e produtividade? A ergonomia é a ciência que...
Você sabe o que fazer em caso de um acidente doméstico? Ter conhecimento em primeiros socorros pode fazer toda a diferença, salvando vidas...
Novo Post!