Aberta ao público desde terça-feira, dia 7, a Campus Party tem expectativa de receber mais de 200 mil visitantes na parte “expo”. Serão cinco dias de evento, com muitos jogos, mídias sociais, robótica, software livre… Ou seja, muito conhecimento!

Além dos milhares de passantes, 7 mil participantes ficam acampados durante toda a feira – os chamados campuseiros. A organização vai abrir mais 500 vagas para os atrasados. O paraíso dos geeks conta com mesas redondas com especialistas nacionais e internacionais dentro das 100 horas de programação. Esta edição do evento, a quinta, é a maior de todas. Mais espaço na feira, mais palestras, mais participantes, mais visitantes, barracas e empresas envolvidas.

Os campuseiros levaram computadores personalizados, chamados de casemods (são supermáquinas, que contam com refrigeração à agua para aguentar o tranco). Um destes super computadores chegou a ter investimento de R$30 mil reais.

A máquina que custou R$30 mil. Foto: Baixaki/Tecmundo

Olhem esse outro que achamos aqui na Campus, em homenagem ao Filme poderoso Chefão! A montagem dele levou nove meses. Isso mesmo: nove meses para ficar pronto! Praticamente um filho, né?

O temático computador do Poderoso Chefão. Foto: Carolina Lima do Senac/SC

Com estes equipamentos plugados a notebooks, compartilham arquivos e abrem servidores de jogos. É assim que acontece a interação entre eles, que se comunicam também via Twitter e Facebook, além de contribuírem com a cobertura da Campus Party através do Tumblr.

Até agora, o grande destaque foi a palestra de um dos maiores estudiosos do mundo na área de tecnologia educacional, o indiano Sugata Mitra. Ele é pesquisador e professor visitante do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e surpreendeu muita gente ao declarar que o futuro reserva computadores dentro da gente. É isso mesmo que você leu! Segundo Mitra, os computadores vão migrar para dentro do corpo humano e isso vai revolucionar nosso modelo de educação: “Como poderemos avaliar um aluno que tem o Google dentro da cabeça?”. Será?

Outras palestras muito esperadas são com o diretor gerente da Wikipedia, Kul Wadhwa, do “físico do impossível” (co-criador da Teoria de Campos de Cordas), Michio Kaku e com Vince Gerardis, co-fundador da Created By, que representa grandes nomes da literatura em ficção científica, fantasia e terror – entre os quais o famoso The Game of Thrones.

Entre as mesas redondas estão “Revolução em rede: os movimentos sociais do Século 21”, que deve relembrar e discutir os protestos que surgiram e tiveram apoio nas Redes Sociais –entre os convidados, está Charles Lenchner, do famoso movimento Occupy Wall Street. Os brasileiros marcam presença na mesa Os filhos da internet, que deve reunir figuras como Rafinha Bastos, PC Siqueira, Rodrigo Fernandes (Jacaré Banguela), Maurício Cid (Não Salvo) e Rosana Hermann (Querido Leitor).

Galera curtindo a programação. Foto: Carolina Lima, do Senac/SC

Para não perder nada disso, fique de olho na programação do evento, na transmissão ao vivo e aqui no Blog do Senac. :)

Publicações Relacionadas