CLT ou PJ: o que levar em conta?
Na hora de decidir sobre a forma de contratação, muitos profissionais se deparam com a dúvida: vale mais a pena trabalhar com carteira...
Lembre-se da última vez que você participou de um processo de recrutamento para uma vaga de emprego. Logo após enviar ou deixar seu currículo na empresa, você foi chamado para uma entrevista tradicional, junto de vários outros candidatos? Ou você precisou se cadastrar em alguma plataforma online e participou de diversas etapas a distância antes de chegar à entrevista?
Bom, se sua última experiência em um processo seletivo ocorreu nos últimos anos, você certamente se identificou mais com o segundo caso. Isso porque, cada vez mais competitivo e exigente, o mercado de trabalho exige contratações certeiras, rápidas e econômicas. E assim, com a ajuda da tecnologia, a tarefa de recrutar passou por uma revolução e transformou as formas de recrutamento utilizadas pelas empresas.
Surgiram as redes sociais, competências comportamentais ganharam importância e a busca por profissionais alinhados aos valores da companhia se intensificou. Atualmente, não só os candidatos tentam vender suas qualidades, como também as empresas tentam aprimorar sua imagem como boas empregadoras e, assim, atrair bons profissionais.
Hoje em dia, as seleções podem ser muito mais eficientes, uma vez que todas essas etapas online fazem uma filtragem prévia dos candidatos em que só os que mais qualificados chegam, de fato, à entrevista.
Prática e eficiente, as plataformas de emprego online são ótimas para encontrar bons candidatos com o perfil buscado pelas empresas. Os profissionais se cadastram e formam um banco de dados. As empresas, quando têm vagas abertas, só precisam filtrar os perfis mais adequados e começar o processo de recrutamento.
As redes sociais se tornaram um ótimo canal de contato entre empresas e profissionais em busca de empregos. O grupos de vagas que invadiram o Facebook, o próprio LinkedIn, criado especificamente para estreitar relações de trabalho, podem ser muito bem utilizados como ferramentas de recrutamento. Portanto, pode ser uma boa alternativa divulgar suas vagas nesses canais.
Essa é uma etapa que tem ficado cada vez mais comum e normalmente ocorre antes da entrevista. Podendo ser prática ou teórica, é ideal para os casos em que a empresa precisa de um profissional que já tenha experiência no cargo. Assim você consegue ter uma visão mais clara sobre o desempenho profissional do candidato.
Imagine precisar ordenar horários e agendar uma entrevista com todos os candidatos que concorrem a uma vaga na sua empresa? Parece bastante trabalhoso e, com certeza, demandará várias horas de trabalho e, consequentemente, menor produtividade nas suas tarefas diárias.
Para aumentar a eficiência e ganhar agilidade, muitas empresas têm feito entrevistas online, seja por Skype ou outra ferramenta digital. É uma maneira simples de economizar tempo e eliminar o deslocamento. E, além disso, a entrevista pode ser gravada e assistida por diversos gestores, a qualquer hora.
Todas essas ferramentas e alternativas devem ser analisadas pelos profissionais de Recursos Humanos, de forma que se adeque melhor ao perfil da empresa. Se você se interessa pela área ou quer aprofundar seus conhecimentos, o Senac SC está com inscrições abertas para o Curso Técnico em Recursos Humanos. Inscreva-se aqui e garanta já sua vaga! ;)
Na hora de decidir sobre a forma de contratação, muitos profissionais se deparam com a dúvida: vale mais a pena trabalhar com carteira...
Nos últimos anos, o conceito de blended learning (ou ensino híbrido) ganhou destaque no ambiente corporativo, transformando a forma como as empresas treinam...
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Novo Post!