Sentir-se bem consigo mesmo é essencial para manter a autoconfiança, por isso, a procura por serviços de beleza está sempre em crescimento. E se engana quem ainda pensa que só as mulheres têm esse hábito, com a alta procura dos homens por centros de estética, um dos setores que mais se reinventou nos últimos anos foi o das barbearias! Mas se você é dono de um destes negócios, além de oferecer inovação e serviços de qualidade, é importante adotar um plano de gestão eficiente. Manter o controle das entradas e saídas do caixa, por exemplo, é uma maneira de prever lucros e favorecer o crescimento do seu negócio de beleza, e com isso garantir a segurança para possíveis momentos de crise.

Qual o preço ideal do seu produto?

Uma das primeiras atitudes de muitos empreendedores é usar o preço da concorrência como base para determinar o valor de um produto ou serviço, o que pode comprometer o retorno financeiro do novo negócio. Imagine dois centros de estética com a mesma tabela de preços utilizando cosméticos de qualidades diferentes, a consequência será uma rentabilidade menor para um deles, o que pode gerar dificuldade em manter este estabelecimento. Por isso, é preciso entender quais despesas serão subtraídas do saldo no fim do mês, para então formular o valor ideal do seu produto. 

Comece calculando ítens básicos como aluguel, água e luz, bem como produtos de beleza, pagamento dos funcionários e até mesmo aquele cafezinho que está sempre à disposição dos clientes. Por fim, você vai ter uma noção exata da quantia mensal que precisa receber para o seu negócio gerar lucros. Uma maneira eficiente de acompanhar esses rendimentos é registrando todas as entradas e saídas do caixa. Hoje já existem diversas ferramentas online que podem auxiliar essa tarefa com praticidade e organização.  

Capital de giro e manutenção de equipamentos 

O hábito de reservar uma quantia para o capital de giro é indispensável para enfrentar gastos inesperados, e essa tarefa deve ser adotada na rotina assim como o pagamento das despesas básicas. Se você tem um salão de beleza e todos os secadores de cabelo chegam ao fim de sua vida útil, por exemplo, é importante estar preparado financeiramente para repor os equipamentos quando for necessário. Além de poupar possíveis juros de parcelas, a possibilidade de pagar à vista pode render um bom desconto no valor do produto!

Adote uma rotina de controle do estoque 

Ter registro das entradas e saídas de cada produto do estoque é a melhor maneira de evitar acúmulo ou falta de mercadorias e insumos. Por isso, é interessante identificar a demanda de cada material, o que vai determinar a quantidade necessária na hora da compra. Lembrando que o estoque também é um ativo da empresa, e enquanto ele não circula, é como se essa parte do seu investimento estivesse parada! 

Propaganda como estratégia do negócio

Após elaborar um bom plano de gestão, outro caminho que rende frutos para o seu centro de estética ou salão de beleza é a propaganda. Invista em um nome e logotipo que chamam a atenção dos clientes pois, por mais que o estabelecimento seja pequeno, estratégias como essa transpassam mais confiança para quem ainda não conhece o produto ou serviço. Além disso, é interessante criar uma página profissional nas redes sociais, nela você pode mostrar um pouco da rotina do seu salão e, principalmente, divulgar pacotes de fidelidade ou promoções que vão atrair novos clientes. 


Colocar em ação um plano de gestão eficiente é o primeiro passo para alcançar bons resultados no seu negócio. Mas não esqueça de estar sempre atento também às transformações e oportunidades do setor de saúde e beleza, porque inovar e oferecer serviços diferenciados são as formas mais eficientes de atrair o público e ser reconhecido no mercado!

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