Você é uma daquelas pessoas que acorda com o dia completamente cheio de compromissos, promete que irá cumprir todos eles, mas é só chegar ao fim do dia para perceber que quase nada foi concluído? Saiba que você não é o único. Bemvindo ao clube das milhares de pessoas que não conseguem administrar seu tempo.

E sabe o que nós fazemos? Culpamos a falta de tempo. É como se, para nós, o relógio corresse em uma velocidade assustadora, enquanto, para o resto da população, as horas se arrastassem lentamente. O fato é que, não importa quantas desculpas arrumemos, sempre haverá trabalho acumulado e tarefas atrasadas se não soubermos gerenciar nosso tempo de forma eficiente.

O trabalho, é verdade, toma grande parte do seu dia. E aqueles convites de última hora sempre serão mais tentadores do que ir à academia. No entanto, é possível, sim, ser eficiente no trabalho, cuidar na saúde e ainda arranjar tempo para momentos de diversão ao lado da família e dos amigos.

E para provar, nós selecionamos algumas práticas que ajudarão você a se organizar melhor. Confira:

1. Liste seus compromissos

Seja em uma agenda, no celular ou em um bloco de papel, esquematize todos os compromissos e tarefas do dia. Só assim você terá uma visão geral de tudo que precisa fazer, para então decidir por onde começar.

Dica de aplicativo: o Remember the Milk permite que você crie listas com as atividades do dia e ainda o ajuda a gerenciar seus compromissos, anotações e rotina pessoal. Também é possível sincronizar com a agenda do Google!

2. Estabeleça prioridades

Depois de anotadas, defina quais tarefas são prioridades (por mais que você tente se convencer do contrário, nem todos os seus afazeres são prioridades). Uma boa estratégia é começar o dia pelas atividades mais complexas e trabalhosas, já que você provavelmente estará mais descansado. Deixe para o fim do experiente aquelas obrigações que não demandam tanta concentração.

E não se esqueça de separar algumas horas do dia para imprevistos, afinal, você nunca sabe quando o chefe vai aparecer com aquele relatório de última hora com prazo para ontem, não é?

3. Não procrastine

Uma vez que você assumiu um compromisso, comece o quanto antes e não crie desculpas para deixá-lo para mais tarde. Para evitar aquela típica preguiça, você pode criar mecanismos de compensação. Por exemplo, depois de entregar aquela tarefa chata, se dê ao direito de ter 15 minutos livres para navegar nas redes sociais.

Dica de aplicativo: O Rescue Time acompanha todas as suas atividades durante o dia e ajuda a registrar seu desenvolvimento. E o mais importante: ele informa quanto do seu tempo você gasta procrastinando.

4. Não seja multitarefas

Por mais que você ache ser possível fazer várias tarefas ao mesmo tempo, muito provavelmente você não consegue. Pesquisas feitas na Universidade de Utah, nos EUA, mostraram que apenas 2,5% das pessoas são realmente capazes de fazer mais de um tarefa ao mesmo tempo, sem que os resultados saiam prejudicados. Portanto, se você não faz parte desse seleto grupo, dedique-se a uma tarefa de cada vez.

5. Reserve tempo para o seu lazer

Por último, não se esqueça de separar aquelas horas do dia para fazer o que você realmente gosta e descansar a mente. Um jantar com a família, um happy hour com os amigos ou uma noite mais romântica com a namorada. Afinal, essas pessoas se importam com você e, com certeza, gostarão de ter um pouco da sua atenção. ;)

E você, tem alguma outra dica para ompartilhar? Se quiser se aprofundar mais no assunto, conheça os cursos de Gestão do Senac SC e garanta já a sua vaga!

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