A decisão de abrir um novo negócio é um passo importante para qualquer empreendedor. Seja na definição do nome, área de atuação ou diferencial da marca, cada escolha contribui para sua empresa se consolidar no mercado. Se você está em dúvida sobre qual é a localização ideal para sediar o seu negócio, saiba que, assim como as outras citadas, essa é uma decisão que envolve planejamento e análise. Para isso, pense como cliente: ao procurar por um serviço, quais características da localização interferem na sua escolha pela empresa? Ao analisar as suas estratégias e a preferência do público, definir a melhor alternativa se torna só mais uma etapa de sucesso!

Os quatro pilares do Marketing estudados por Philip Kotler são uma boa forma de compreender essa necessidade. De acordo com ele, a localização ideal faz com que o cliente, a matéria prima e os serviços cheguem até você com mais facilidade. Para isso, algumas questões auxiliam a definir essa escolha. Tente demarcar onde o seu público costuma procurar pelos produtos e como a sua empresa pode ter os melhores canais de distribuição. Tendo isso como foco, além de aumentar os resultados, é possível acessibilizar a locomoção da matéria prima, dos serviços e  da própria equipe.

Comece pela localização

O local onde uma empresa está inserida influencia significativamente na sua efetivação no mercado. Para compreender melhor, imagine um profissional que planeja abrir o seu salão de beleza na cidade. Em vez de de fixá-lo em uma região que já oferece outras opções semelhantes, ele dá preferência para aquela onde os moradores percorrem quilômetros para utilizar esse serviço. Isso pode ser uma forma de buscar melhores resultados. Além disso, se o lugar escolhido tiver como característica a segurança e a facilidade no acesso, a probabilidade de captar esse público é ainda maior. Por isso, a localização certamente é um dos aliados do seu negócio!

Verifique as necessidades da estrutura

Após escolher uma localização estratégica, o próximo passo é definir a estrutura em si. Para isso é importante analisar toda a rotina de trabalho, incluindo o número de funcionários, área de atuação e necessidades do cliente. Além do espaço disponível, questões como a viabilidade das instalações necessárias devem ser verificadas antes dessa definição. Se a sua empresa é do ramo da gastronomia, por exemplo, a possibilidade de inserir pias e tomadas específicas no ambiente é essencial para concluir a sua escolha.

Pense na expansão

Todo empreendedor que planeja a abertura de uma empresa pode ter em mente a possibilidade de expandi-la futuramente. Nesse caso, um ambiente que suporta um padrão maior do que o inicial facilita a fixação do seu negócio no espaço escolhido. Além de evitar todas as burocracias envolvidas na mudança, permanecer na mesma localização por mais tempo (se estiver obtendo bons resultados) garante a fixação de clientes na sua marca.

Atraia o público

Quando a sede da sua empresa realiza atendimento ao público, toda a estrutura deve ser desenvolvida pensando também na satisfação do mesmo. Seja no espaço disponível ou na possibilidade de planejar um ambiente aconchegante, ambas as características são importantes para o processo de captação de clientes. Além disso, ao definir um público alvo, verifique quais regiões garantem uma proximidade com esse perfil.

Ser um empreendedor demanda analisar cada escolha para que todas as decisões interfiram positivamente nos resultados. Por isso, pesquise e compare os locais de acordo com a necessidade do seu negócio. Esse pode ser um grande passo para expandir a sua empresa!

 

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