CLT ou PJ: o que levar em conta?
Na hora de decidir sobre a forma de contratação, muitos profissionais se deparam com a dúvida: vale mais a pena trabalhar com carteira...
Apresentar uma palestra é sempre um desafio. Você precisa não demonstrar nervosismo ao falar em público, estar seguro em relação ao conteúdo que irá abordar e, talvez o mais difícil, manter a sua plateia atenta e interessada no que você tem a dizer. Foi assim que surgiu o TED Talks, com uma proposta de trazer assuntos relevantes de uma maneira interessante e dinâmica.
Sem fins lucrativos, o TED é uma organização que se dedica à difusão de ideias por meio de palestras de curta duração – geralmente com 12, 15 ou 18 minutos. OS temas são os mais variados: ciência, tecnologia, entretenimento, design, questões globais, entre outros. E tudo isso em mais de 100 idiomas.
Apesar dessa grande variedade de assuntos já ser um diferencial, o destaque das apresentações está no formato que elas possuem. Quer descobrir como transformar suas palestras e deixar seu público atento do início ao fim? Confira algumas dicas que o Senac SC preparou para você:
O primeiro passo é pensar na estrutura da sua apresentação e, a partir daí, criar um roteiro. Coloque suas ideias no papel, estabeleça quais objetivos você busca, quais os pontos que não podem faltar e a sequência deles. Sua palestra ganhará forma e será mais fácil trabalhar nela.
Após criar o roteiro, é preciso se aprofundar naquilo que você vai falar. Informe-se, busque novos dados, traga alguma informação relevante que grande parte do seu público ainda não saiba. E treine. Só com muito treino que você se sentirá seguro e transmitirá convicção para a sua plateia. É também com a prática que você consegue trabalhar melhor o ritmo, as pausas e até mesmo as piadinhas durante sua apresentação.
Quando você fala sobre algum assunto que já conhece, corre o risco de cair no óbvio e ficar monótono. Uma boa alternativa para evitar isso é dar exemplos práticos. Compartilhe histórias, exemplos do dia-dia, metáforas. Enfim, crie conexões. Isso aproximará seu público de você e deixa sua apresentação muito mais interessante.
Independentemente de ser ou não a sua primeira apresentação para um grande público, procure dar o seu melhor. Muitos profissionais “se acostumam” a dar palestras e as fazem de forma automática. Procure trazer algo novo ou apresente-se de forma diferente. Assim você se forçará a sair da zona de conforto.
Evite usar palavras difíceis e cuidado ao expor pensamentos complicados. Estruture-os e simplifique-os. Faça do assunto algo fácil de compreender. Situe o público, conte histórias, dê exemplos. Afinal, uma apresentação simples e direta, mas com boas informações, é muito mais interessante do que aquelas que possuem termos complicados e, no fim, ninguém presta atenção.
Agora que você já sabe como fazer uma boa palestra, não tem mais desculpa para ficar nervoso nem inseguro! É só colocar em prática as dicas e você terá toda a atenção do seu público. E não se esqueça de contar para a gente como você se saiu!
Na hora de decidir sobre a forma de contratação, muitos profissionais se deparam com a dúvida: vale mais a pena trabalhar com carteira...
Nos últimos anos, o conceito de blended learning (ou ensino híbrido) ganhou destaque no ambiente corporativo, transformando a forma como as empresas treinam...
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Novo Post!