Você já pensou em criar uma marca? Então, deve ter notado que esse processo é composto por diversas etapas. Desde a criação da identidade até a forma de melhor divulgá-la, todas as funções ajudam a tornar a marca mais conhecida, e isso é o que chamamos de branding. Utilizado como uma forma de gerenciamento da marca, ele é composto por um conjunto de funções que possam  deixá-la mais próxima do público. Por isso, é preciso muita atenção em cada etapa dessa construção. Com planejamento e boas ideias é possível oferecer ao consumidor uma opção atrativa que transmita a mensagem desejada.  

Procure estabelecer um objetivo específico:

Antes de qualquer decisão, é fundamental que o foco do seu negócio esteja bem definido. Se o objetivo é abrir um pequeno comércio de um nicho específico, por exemplo, lembre de focar nesse segmento durante a criação da identidade. Dessa forma, a sua marca ficará conhecida por ser especializada em um produto ou serviço específico, facilitando a confiança do consumidor sobre o produto.

Comece definindo um nome:

Parece simples, mas a escolha do nome é algo que vai acompanhar a marca durante toda a sua trajetória. Por isso, é importante defini-lo pensando em uma pronúncia fácil com um significado representativo. Ao listar as opções, pesquise se já existem outras registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), isso é importante para protocolar o seu processo futuramente. O registro é uma etapa fundamental para que o produto ou serviço seja exclusivo e protegido de cópias.

A identidade visual :

Após a criação de um nome, definir uma identidade que possa ser reconhecida como parte da sua marca faz toda a diferença. Pense em qualquer negócio bem sucedido, todos eles costumam possuir uma logo significativa e marcante. Para isso, é fundamental que todo o processo seja realizado por um profissional ou equipe capacitada, alguém que possa deixar a aparência do seu negócio mais atrativa e com isso, passar uma confiança maior para quem pretende adquirir o produto ou serviço.

Cuidado com as cores:

Seja na criação da marca ou no planejamento do ambiente, a escolha das cores é outra etapa que deve ser bem analisada. Isso porque, cada uma delas consegue provocar determinadas emoções  ao público. Comece a observar as cores a sua volta, tons de vermelho, laranja e amarelo são mais utilizados para o ramo alimentício. Tons de verde e azul são usados para coisas mais sóbrias e sérias, como hospitais e estabelecimentos voltados para a área da saúde. Existem diversas teorias e paletas de cores que podem ser aplicadas de acordo com os diferentes setores de negócios.

Com um nome escolhido, identidade visual planejada e os objetivos da marca bem definidos, certamente você está pronto para registrar o seu negócio e começar a concretizar novos planos. Para saber mais como melhorar o branding da sua empresa, procure os cursos do Senac SC: http://senac.sc/8KxY0j

Publicações Relacionadas