Para quem busca a recolocação no mercado de trabalho, cada dia é uma eternidade. Isso porque a ansiedade e angústia não dão trégua e trazem cenários incertos para famílias que contam com o salário para as despesas. Apesar disso, existem maneiras de facilitar a recolocação e trazer um cenário de maior segurança e esperança para quem busca a tão sonhada aprovação.

Busca por recolocação

O primeiro trimestre do ano de 2023 terminou com um índice de desemprego em torno de 8,8%. No entanto, no Sul do país esse índice é menor, em torno de 5%. Apesar de encontrarmos diversas vagas, por que temos mais de 9 milhões de pessoas desempregadas no Brasil?

A explicação é simples: falta mão de obra qualificada.

A qualificação é uma das melhores maneiras de conseguir a tão sonhada recolocação no mercado de trabalho. Dessa forma, você pode adquirir novas habilidades abrindo portas de empresas que procuram por esses profissionais.

Maneiras de facilitar a recolocação

Além de qualificação profissional, ainda há diversas maneiras de facilitar encontrar a vaga perfeita e atender os requisitos das empresas.

Qualificação

Como já citado, a qualificação facilita para adquirir habilidades que podem ser exigidas e trabalhadas pelas empresas. Nesse sentido é possível se investir em cursos online, gratuitos e consumir conteúdo através de pesquisa de interesse.

Dessa forma, você pode enriquecer seu perfil em redes como LinkedIn ou diretamente seu currículo.

Em cursos que geram certificado, como cursos do Senac EaD, você consegue incluir na aba de formação acadêmica e licenças e certificados. Já em cursos que não geram certificados ou conteúdos consumidos livremente é possível incluir informações na aba de habilidades e competências.

Na entrevista, você pode aprofundar um pouco sobre as habilidades adquiridas com os cursos e sobre a expectativa de colocá-las em prática.

Nesse quesito, entre os cursos que podem ser interessantes para toda e qualquer vaga estão inglês, excel, planejamento estratégico, técnicas de liderança e estratégias de negociação.

Porém, se você busca uma transição de carreira, os cursos precisam ser voltados para a área que você deseja atuar.

busca por recolocação no mercado de trabalho

Criação de conteúdo

Primeiramente é preciso lembrar que nem todo criador de conteúdo é um influenciador. O criador de conteúdo é toda e qualquer pessoa que cria algum conteúdo para qualquer canal. Seja um blogpost, como esse, publicações para as redes sociais ou artigos.

Sendo assim, criar conteúdos dos temas nos quais você estuda pode facilitar a busca por uma recolocação, já que dessa forma você estará mostrando suas habilidades e competências.

Assim você também se desenvolve no tema e pode adquirir outras habilidades como da escrita e oratória.

Ampliação de contatos

Além disso, ampliar sua rede de contatos e se dispor a ter trocas com pessoas até então desconhecidas é outra forma de facilitar a recolocação. Principalmente se você ter essa troca com pessoas de setor ou empresas das quais você almeja uma vaga.

Essa é uma ação que também pode te ampliar horizontes e trazer outras perspectivas de atuação.

Finalmente, para buscar a recolocação é preciso pensar sempre em movimento. É necessário se colocar à disposição de aprender e também ensinar para a troca seja engrandecedora para todos. Além disso, se colocar em ação demonstra proatividade e força de vontade para alcançar seus objetivos. Habilidades reconhecidas e valorizadas pelas empresas.

Publicações Relacionadas