O movimento é intenso o dia todo – carros entram e saem das rampas, passando pela análise cuidadosa do mecânico. Em alguns momentos, estacionam motocicletas que precisam de manutenção. Os clientes que aguardam pelos veículos sentam nos bancos feitos com barris de óleo e aproveitam o tempo para tomar uma cuia de chimarrão e conversar. Enquanto isso, mais solicitações de orçamentos chegam por telefone e e-mail.

Em março deste ano, a Container Óleo, empresa especializada em manutenção de carros e motocicletas de São Miguel do Oeste, completou o primeiro aniversário. Para comemorar, lançou a campanha “Um ano de estrada”, com promoções especiais. Os sócios Fabio Luiz Schaurich, 40 anos, e Luiz Felipe Lazarotto, 21 anos, também trabalham em uma análise de viabilidade para expandir o negócio em franquias. A previsão é que isso ocorra em dois anos.

O primeiro ano da Container Óleo foi marcado pelo aumento nas vendas e o crescimento na carteira de clientes. O resultado provém do grande cuidado com atendimento e da determinação em facilitar a vida dos clientes. Eles são avisados quando as datas para troca do óleo estão próximas e o agendamento pode ser realizado pelo site da empresa, o que inclui serviço de leva e traz. Também é possível marcar troca de filtros, limpeza de ar condicionado, substituição de palhetas, extintores e triângulo.

Outra premissa levada a sério pela organização é a sustentabilidade. A estrutura da sede foi pensada a partir de três contêineres que ultrapassaram a vida útil de transporte. A escolha dos sócios permitiu uma economia de 30% em relação ao investimento necessário para uma construção comum e possibilita a mobilidade. Além disso, o descarte do óleo é feito em tanques coletados por uma empresa que reaproveita 90% dos produtos. Quando, eventualmente, ocorre um vazamento, nove fossas fazem o tratamento dos lubrificantes antes de infiltrar no solo.

A ideia
Quando Fabio foi aluno do curso superior em Gestão Comercial na Faculdade Senac em São Miguel do Oeste, elaborou, junto aos colegas, uma proposta de empresa chamada Container Café. A equipe organizou o plano de negócios como trabalho final da graduação, mas a implantação foi barrada pela falta de investidores. Fabio, no entanto, permaneceu com o projeto em mente, até que viu a possibilidade de adapta-lo para o segmento automotivo, em que já tem experiência. Ele comanda, junto com o irmão, uma oficina de autopeças fundada pelo pai.

Com a inquietação de empreendedor nato, Fabio percebeu a necessidade de serviços direcionados para troca de óleo. Aplicou, então, o que aprendeu no curso superior – a necessidade de estudar o ambiente antes de colocar uma ideia em prática. Fez uma pesquisa de mercado e apresentou para o seu sobrinho, Luiz Felipe, que também estava finalizando a graduação em Gestão Comercial na Faculdade Senac. Ele, por sua vez, pediu tempo para analisar, pois pensava em abrir um negócio na área de informática. No dia seguinte, ligou para o Fabio e aceitou a sociedade.

Foram cinco meses de preparação para abrir o negócio – desde projeto, aquisição de contêineres, licença ambiental, até a viabilização da estrutura. Fabio contribuiu com os conhecimentos na área e expertise de empresário. Luiz Felipe focou na atividade gerencial e mergulhou em informações sobre o segmento de manutenção automotiva. Segundo ele, o mercado é apaixonante porque sempre proporciona experiências novas.

Na abertura da Container Óleo, Fabio e Luiz Felipe contrataram profissionais de design para criação de marca, slogan e campanha de lançamento.  A divulgação ocorreu por meio do site e página no Facebook. Aos poucos, aquela empresa diferente, que para algumas pessoas parecia um bar descolado, passou a ser conhecida e referência em troca de óleo e filtros. Daqui a alguns anos, com a estratégia de expansão em franquias, a proposta de excelência em atendimento e sustentabilidade da Container Óleo certamente ganhará outras regiões.

Publicações Relacionadas