2020 chegou e com ele a Classic Blue, nova cor Pantone escolhida para guiar, principalmente, a moda e o design neste ano. Facilitando combinações e atraindo uma parte maior do público, o tom em azul chegou trazendo inovações, entre elas a abordagem multissensorial. Mas assim como toda cor, essa também tem um significado único para quem busca adotá-la em roupas ou decorações. A Classic Blue representa a tranquilidade, similar a cor do céu ou a um momento acolhedor, o que estimula o seu uso principalmente em ambientes!

O que tem de inovador na nova cor Pantone?

Diferente da cor vívida e brilhante eleita pela Pantone em 2019, nesse ano a marca aposta na tranquilidade e versatilidade. De acordo com o livro Psicologia das Cores, o azul é uma das opções preferidas pelo público, e com certeza ela está em pelo menos uma peça do seu armário! Mas, não é apenas essa a proposta da Classic Blue, a cor deste ano também oferece uma experiência multissensorial, um recurso inovador na história da empresa. Na prática, ela não é apenas visual, mas também apresenta cheiro e textura, trazendo assim sensações mais imersivas em cores para todos. 

Possibilidades para a cor

As cores eleitas pela Pantone refletem em decisões que vão desde a moda até a cultura e o design de interiores. Por isso, as possibilidades são inúmeras para quem busca incluir o Classic Blue em algum detalhe da rotina. Como o tom escolhido pode ser catalogado como neutro, é interessante ousar na combinação para criar um aspecto moderno, seja no visual ou em algum cômodo da casa. Na decoração interna você pode aplicar essa cor em uma única parede e contrastar com um detalhe em vermelho, por exemplo, que pode vir de um sofá ou até mesmo de um vaso de flores. O resultado dessa mistura certamente será um ambiente charmoso e aconchegante!

Quando o assunto é vestuário, incluir algum detalhe em Classic Blue no look tende a gerar combinações fáceis e bonitas. Até porque, o próprio jeans é similar à nova cor Pantone, o que sugere uma infinidade de tons que podem ser utilizados com ela, desde peças de roupas até jóias e acessórios. Aqueles que buscam facilidade, um estilo básico e misturas aconchegantes, poderão enxergar na cor deste ano novas oportunidades!

Como usar o círculo cromático a seu favor na combinação de cores

Gerar combinações entre cores pode parecer uma tarefa difícil, mas tendo como base o círculo cromático é possível facilitar essa missão e ter bons resultados. A ferramenta é simples e pode ser encontrada gratuitamente na internet em formato de imagem! Para utilizá-la, tenha em mente a cor que você pretende utilizar e encontre as melhores harmonizações com base nos esquemas que o círculo dispõe. Veja abaixo as possibilidades:

1. Complementares: Cores escolhidas através dessa lógica tendem a gerar um bom resultado para quem busca enfatizar o contraste, por isso elas estão em lados opostos do círculo. Quando misturadas resultam em um novo tom, um pouco mais neutro.

2. Análogas: Diferente das complementares, as cores escolhidas com base nas posições próximas não geram tanto contraste entre si. Por isso, as análogas podem ser a escolha mais adequada para quem busca organizar diferentes tons em uma única parede de forma discreta.

3. Triangulação, meio-complementares, retângulo e quadrado: Com objetivo similar às cores complementares, estes quatro métodos garantem uma boa harmonização com três ou mais cores. Na hora de utilizá-las, é interessante priorizar um dos tons e deixar os restantes para destacar detalhes. 

Os círculos cromáticos mais tradicionais costumam ter apenas 12 tons, mas dentro de cada um você tem a liberdade de optar por diferentes possibilidades. Lembre que cada cor tem um significado, por isso é importante escolher a opção ideal, seja para mudar a decoração da sua casa ou compor um novo visual! 

Publicações Relacionadas