Conduzir de forma eficaz uma equipe de trabalho é fundamental para qualquer gestor. No entanto, mobilizar e inspirar colaboradores a seguirem suas ideias não é uma tarefa fácil. É por isso que um bom líder, mais do que competência para exercer sua função, deve também reconhecer as qualidades e ouvir as opiniões das pessoas com quem trabalha, a fim de que elas se sintam estimuladas a contribuir cada vez mais para o sucesso do negócio.

Quando falamos que um líder precisa saber escutar, não nos referimos ao simples ato de ouvir o que a outra pessoa está dizendo, sem prestar muita atenção, com a cabeça cheia de outras preocupações. Escutar de verdade é uma prática que requer esforço e disposição. Disposição de parar, limpar a mente e deixá-la aberta para novas ideias e opiniões. É atentar-se aos detalhes, entender, processar, analisar o que o outro está dizendo e até mesmo aquilo que ele não diz, mas deixa nas entrelinhas. Para grande parte dos gestores, os quais normalmente ocupam posições mais elevadas e possuem um nível maior de cobrança de resultados, isso pode ser um desafio.

A liderança deve ser pautada em dois aspectos: influência e autoridade. O primeiro exige uma relação de confiança, em que prezam os compromissos firmados. O líder deve ser capaz de inspirar sua equipe para que eles façam o melhor trabalho possível e, juntos, atinjam um objetivo em comum. Enquanto o segundo se estabelece no momento em que o gestor serve e se sacrifica pela equipe. Quando algo dá errado, um bom gestor assume para si a responsabilidade, em vez de apontar nomes e culpar outro membro do grupo.

Atitudes como essas fazem com que sua equipe o admire e queira crescer junto com você, melhorando o clima organizacional e criando um ambiente de trabalho muito mais saudável e produtivo. Veja outras vantagens de saber escutar seus colaboradores:

1. Gerar relacionamentos.

Se você for um chefe que todos reconhecem como alguém que está sempre disposto a ouvir novas ideias, as pessoas vão sempre procurá-lo para contribuir com boas ideias e vão querer que você as influencie na tomada de decisões.

2. Aumentar o conhecimento.

Não é porque você possui um cargo e está em uma posição elevada que poderá ignorar todos a sua volta. Pelo contrário, por estar mais distante da “linha de frente”, você depende dos outros para saber o que realmente está acontecendo na sua equipe e no seu trabalho. Se você for um bom ouvinte, seus funcionários se sentirão mais à vontade para compartilhar informações sobre problemas e soluções.

3. Diminuir os problemas.

Um líder deve saber ouvir não só o que ele quer, mas o que ele precisa saber. Para isso, é preciso deixar a vaidade e o orgulho de lado e abrir os olhos para os reais problemas. Muitas vezes, você precisará tomar decisões baseadas no bemestar coletivo e não no individual e, para isso, será necessário ter uma visão mais ampla da situação.

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