Desde que o Youtube foi lançado em 2005, já são mais de dois bilhões de usuários no mundo! Isso mesmo que você leu, DOIS BILHÕES! Esse montante corresponde a quase um terço da internet. E não é de se espantar que a rede tenha caído nas graças do público, ainda mais em tempos de isolamento social. Entre tantas opções de conteúdo, o Youtube surge também como um canal educativo que pode ser aliado no momento de aprendizado.

Atualmente, existem os mais variados perfis e assuntos contemplados na rede para auxiliar na construção do conhecimento, o dia a dia de educadores e transformar a hora do estudo em algo mais cool, leve e que foge dos padrões. Num momento em que todos estão confinados em casa, longe da sala de aula e tendo de se adaptar à rotina das aulas online, o Youtube pode ser uma ótima ferramenta educativa para impulsionar o processo de ensino e aprendizagem.

Com uma média de um bilhão de horas assistidas por dia, a plataforma já registra uma procura de 65% dos usuários por canais educativos e conteúdos que promovam conhecimento. Diante desse cenário promissor, é que surgiram os edutubers, profissionais que utilizam o Youtube para levar conteúdos do ensino regular para os usuários. 

Através de vídeos mais descolados, numa linguagem informal, esses criadores fazem dessa mídia um canal de ensino e proporcionam um conteúdo qualificado para estudantes e até professores que buscam material de reforço na internet.

5 canais educativos que você encontra no Youtube

Separamos para você cinco sugestões de canais do Youtube que produzem ou disponibilizam conteúdos com objetivo de auxiliar no seu aprendizado. São materiais educativos das mais diversas áreas:

BIOLOGIA TOTAL

O canal Biologia Total foi criado com o objetivo de divulgar conteúdo das Ciências Biológicas para vestibulandos, universitários da área da Biologia, professores e curiosos sobre o tema. Criado pelo educador Paulo Jubilut, o canal educativo possui um acervo diversificado de vídeos, e hoje, já conta com site e cursos exclusivos para estudantes que se preparam para o ENEM.

FERRETTO MATEMÁTICA

O criador do canal Ferretto Matemática, o professor Daniel Ferretto, se propôs à “simples” missão de facilitar o aprendizado da temida Matemática. Das salas de aula de cursos preparatórios para se tornar o maior youtuber da área na América Latina, Ferretto apresenta em vídeos leves e descomplicados conteúdos sobre a Matemática desde o nível básico até o ensino superior. Com mais de 1 milhão de seguidores no seu canal de ensino, o objetivo dele é fazer com o que o maior número de pessoas se apaixone pela disciplina. 

DESCOMPLICA

Um grupo de profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento reúne-se para produzir material de consulta para outros colegas da área da educação e estudantes. Assim, o Descomplica tornou-se uma das plataformas mais conhecidas quando o assunto é canal educativo. Com mais de 20 mil vídeos publicados no Youtube desde 2009, o canal traz temas voltados, principalmente, à preparação para a prova do ENEM. Atualmente, possuem uma plataforma própria de curso preparatório online, mas mantém um acervo gratuito bastante rico para consulta no canal.

YOUTUBE EDU

Sim, isso mesmo que vocês está pensando! O Youtube possui um canal educativo próprio voltado para os ensinos Fundamental e Médio, com um acervo de mais de 8 mil vídeos. O Youtube Edu foi desenvolvido em parceria com a Fundação Lemann e traz  conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História Geografia. Olha, e tem até material de outros idiomas, como Espanhol e Inglês.

SENAC RECOMENDA

O Senac também conta com um canal dedicado a oferecer conteúdo que ajude você a aprender e saber mais. A curadoria do Senac Recomenda é feita por especialistas da instituição. Eles selecionam e organizam os  conteúdos qualificados sobre o universo do comércio de bens, serviços e turismo. Esse material pode ser utilizado por alunos e professores para complementar os estudos e dar aquela reforçada no aprendizado da sala de aula.

E aí, curtiu nossas dicas? Agora é só dar play e se jogar nos estudos de forma descontraída e leve por aí.

Publicações Relacionadas