Criar aquele texto interessante, fazer uma peça ou ter uma ideia bacana parece impossível em determinados momentos. O que as vezes ocorre naturalmente, em outra situação pode parecer um pesadelo.

E quando bate aquele bloqueio criativo, como sair dessa?

Em um artigo da Harvard, foi declarado que ser multitarefa pode comprometer a criatividade, resultando numa queda de produção de 40%, ou seja, fazer várias coisas ao mesmo tempo, poderia atrapalhar tal desempenho.

Por esse fator, o ideal seria focar 100% na atividade que você está executando, para não se dispersar e nem perder a linha do raciocínio.

Tentar silenciar a mente para evitar distrações para muitas pessoas não é uma tarefa tão fácil, e cada um tem a sua forma específica de se concentrar.

Normalmente o bloqueio criativo se caracteriza a partir da ausência de ideias. Por outro lado, o excesso delas também pode ser um problema.

O turbilhão de ideias pode acabar confundindo e atrapalhando em alguns casos, não conseguindo focar no objetivo principal.

Bloqueio criativo, o que é?

O Bloqueio criativo é associado a falta de inspiração ou ideias, e esse termo surgiu através do psiquiatra Edmund Bergler na década de 40, no qual foram analisados vários escritores que “sofriam desse mal”, naquele momento ele denominou como inibições neuróticas da produtividade.

Uma de suas descobertas mostrou que os escritores não estavam utilizando todas as suas ideias, quando na verdade eles estavam apenas limitando-as.

Uma de suas descobertas mostrou que os escritores não estavam utilizando todas as suas ideias, quando na verdade eles estavam apenas limitando-as. Além desse fator, Bergler percebeu que a falta de motivação dos escritores eram pessoais.

Muito fatores psicológicos como depressão, ansiedade, autocrítica em demasia, entre outros, podem dificultar ainda mais o processo de criação.

Segundo estudos de Yale, Jerome Singer e Michael Barrios constataram que a falta de ambição e prazer em criar, estavam relacionadas a dificuldade de criar imagens mentais.

Como nos tornamos criativos?

Essa resposta é complexa, porém de forma resumida, quando você realmente acredita ser criativo, você se torna criativo. A autoconfiança é um importante fator para proporcionar isso.

Publicações Relacionadas