Marcada para o dia 27 de novembro, a Black Friday brasileira chega à sua 5ª edição sob os olhares ansiosos de comerciantes varejistas de todo o país. Após um ano difícil para empresários do segmento, a campanha de 2015 se apresenta como uma grande ocasião para esvaziar estoques, alavancar vendas e preparar o comércio para a temporada do Natal.

Mas, o que é a Black Friday?

Segundo o site do Busca Descontos, grupo responsável pela organização do evento no Brasil, Black Friday é uma campanha de vendas que promove descontos de até 80% em produtos de diversas categorias, como moda e vestuário, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, podendo impactar até os preços de imóveis e pacotes de turismo.

Criada nos Estados Unidos durante a década de 1960, a data – que corresponde tradicionalmente à primeira sexta-feira após o Dia de Ação de Graças – gerou tanto sucesso que se espalhou para outros países, chegando ao Brasil em meados dos anos 2000.

De acordo com a E-bit, empresa especializada em informações voltadas para e-commerce, a Black Friday de 2014 movimentou – em apenas 24 horas – mais de R$1,16 bilhão em vendas online, o que representou um crescimento de 867% no faturamento em comparação a uma sexta-feira convencional. Para 2015, a expectativa do mercado é que essa receita aumente em até 30%, posicionando uma vez por todas o evento como a principal data do calendário varejista eletrônico.

Qual o perfil do comprador da Black Friday no Brasil?

Para o cliente, a Black Friday é uma oportunidade de antecipar as compras de Natal com economia, sem precisar passar pelo tão conhecido tumulto de final de ano. De acordo com a entrevista realizada com Diego Feldberg, Gerente de E-commerce da Cielo, para o portal Terra, em 2013 e 2014 uma boa parte dos consumidores virtuais abraçaram essa ideia.

Conforme a pesquisa divulgada pela equipe de varejo do Google, 82% dos consumidores brasileiros que participaram da 4ª edição da campanha pretendem voltar a comprar este ano e um em cada três internautas que nunca se interessaram pela Black Friday nos anos anteriores tem intenção de debutar em 2015.

Dicas para aproveitar a Black Friday com o seu e-commerce

Mais do que somente uma chance de obter bons descontos, a Black Friday já se tornou parte oficial do calendário de consumidores brasileiros e merece a atenção dos varejistas que desejam alavancar o seu volume de vendas. Por isso, confira algumas dicas para preparar o seu e-commerce para o evento:

  1. Navegação amigável.
    Na internet tudo funciona de forma muito ágil. Uma vez que o seu cliente acessa a sua loja virtual, você tem segundos para prender a sua atenção antes que ele troque para a próxima aba do navegador. Portanto, invista em estratégias de atratividade (como banners e call to actions, por exemplo) e tenha certeza de que o usuário terá facilidade para encontrar o produto que deseja ou finalizar a compra.

  2. Cuidado com o estoque!
    Confira se o volume do seu estoque será adequado para o número de vendas estimado. Caso o cliente não encontre o que procura, muito provavelmente ele irá buscá-lo em outro lugar e a sua loja pode ficar esquecida.

  3. Não faça parte da fraude.
    Nas edições anteriores a Black Friday acabou apelidada como “Black Fraude” devido ao número de frustrações encontradas por muitos consumidores. Maquiagem de preços, falhas técnicas, filas de espera virtuais… Muitas foram as reclamações apresentadas nos últimos anos. Então, coloque-se no lugar do seu cliente e pergunte-se: “essa promoção realmente traz vantagem?”, “eu voltaria a comprar nessa loja depois dessa experiência?”. Se as respostas para ambas perguntas forem positivas, você tem tudo para gerar valor para o seu cliente nesse período.

  4. Cuidado com os prazos de entrega!
    Organize-se para que o aumento do volume de vendas não prejudique a sua logística. O consumidor da Black Friday quer receber o seu produto o mais rápido possível, assim como todos os outros dias do ano.

  5. Divulgue o seu e-commerce.
    Depois de por em prática as dicas anteriores, é hora de promover seu site e fazer com que seus clientes saibam que você participará da Black Friday 2015. E-mail marketing, redes sociais, campanhas de Google Adwords e Facebook Ads são algumas opções para divulgar a sua loja. Com pouco mais de duas semanas para o evento, a hora de começar é agora.

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